Dissertação

{pt_PT=Frente Ribeirinha de Lisboa entre a Torre de Belém e a Foz do Rio Jamor. Projecto de Intervenção Urbana e Arquitectónica} {} EVALUATED

{pt=O relatório tem o propósito de obtenção do Grau de Mestre em Arquitectura no Instituto Superior Técnico e retracta o processo de projecto que se desenrolou ao longo de três semestres lectivos. Centrado num espaço pouco resolvido na fronteira entre Lisboa e Oeiras, o enunciado promovia a reflexão acerca do troço ribeirinho entre a Torre de Belém e a foz do rio Jamor. Se por um lado, se trata de uma zona privilegiada, pela proximidade a uma centralidade histórica, ao rio Tejo e ao parque florestal de Monsanto, por outro lado, trata-se de um lugar subjugado aos conflitos dos vários actores que nele intervêm, nomeadamente as Câmaras Municipais de Lisboa e Oeiras e a Administração do Porto de Lisboa. A nível urbano, a reflexão tem por base um estudo da evolução das cidades portuárias para compreender as causas e possíveis soluções para os vazios urbanos que foram deixados nas zonas ribeirinhas. Aliado a considerações ambientais, este estudo propõe soluções para as questões de mobilidade na área, permitindo a criação de um parque urbano que liga Monsanto ao rio Tejo e que representa a devolução de pelo menos parte da zona ribeirinha de Lisboa à comunidade. Numa fase seguinte, foi escolhida a doca de Pedrouços para dar continuidade ao projecto e implementar soluções arquitectónicas. Optou-se pela adoção de uma metodologia de intervenção mínima, de forma a adaptar os dois edifícios obsoletos da antiga lota, numa nova centralidade náutica municipal e promover um retorno da comunidade às margens do rio., en=This report aims at the achievement of the Degree of Master in Architecture from Instituto Superior Técnico, and it portrays the process of architectural and urban conception, between three academic semesters. Centered in an unresolved space between Lisbon and Oeiras, the exercise promoted the reflexion upon a section of the waterfront comprehended between Torre de Belém and the Jamor’s river mouth. On the one hand, it can be considered a priviliged area, as it is located near a historical neighbourhood, close to the river Tagus and to the Monsanto forest park. On the other hand, it is a place long subdued to the conflicts of interests between the municipalities and the port’s administration. Urban wise, this project is based on the study of the evolution of port cities, in order to understand the causes and possible solutions to the brownfields that still remain in the waterfronts of many of these cities. Combined with environmental considerations, this study proposes a mobility reformulation, allowing the creation of an urban park that connects the realities of Monsanto and the river and represents the return of the waterfront to the community. At a later stage, the Pedrouços dock was chosen to carry on the architectural proposal. It was minimal intervention metodology, in order to adapt the two obsolete buildings of the former fish market. The new program proposed the creation of a nautical and sports centre with the intention of contributing even further to the reconnection between the citizens and the river. }
{pt=Cidades portuárias, Mobilidade, Espaço público, Centro náutico, Adaptação de usos, Arquitectura industrial, en=Port cities, Mobility, Public space, Nautical centre, Adaptive reuse, Industrial architecture}

junho 30, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Manuel Barreiros Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático Convidado