Dissertação

{pt_PT=Comportamento aerodinâmico de estrutura em casca fina de betão} {} EVALUATED

{pt=As estruturas em casca de formas livres ultrafinas são caracterizadas por terem capacidade portante decorrente da sua própria forma. Estas estruturas em casca, ao serem construídas em betão de ultra-elevado desempenho, podem ter espessuras extremamente finas que lhes conferem uma imagem de esbelteza e beleza bastante apreciada. A complexidade das formas arquitetónicas destas estruturas em casca exige uma descrição mais exata da ação do vento e da sua interação com estas estruturas. No presente trabalho analisa-se o comportamento aerodinâmico de cascas finas pré-fabricadas em betão de ultra-elevado desempenho, com uma forma triangular. O objetivo é avaliar a interação entre a casca e o vento para diferentes ângulos de incidência do vento bem como a influência de fachadas incorporadas no modelo. Para isso, foi realizada uma campanha de ensaios experimentais em túnel de vento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), caracterizada por um perfil de velocidade do vento uniforme, a 20 m/s, em que se determinam os coeficientes de pressão internos e externos na superfície de um modelo de casca com três apoios para diferentes ângulos de incidência do vento. Foram ensaiadas três configurações distintas do modelo: i) sem fachadas, ii) com uma fachada e iii) com duas fachadas. Os resultados do ensaio são apresentados sob a forma de curvas isobáricas representativas de valores de coeficientes de pressão resultantes., en=The free form shell structures, very thin, are known for its slenderness and load bearing capacity due to its own form. These shell structures, built in ultra-high performance concrete, can have extremely thin thickness which gives them an image of slenderness and beauty. The complexity of the architectural forms of these shell structures requires a more accurate description of the wind action and interaction with these structures. This paper presents study on the aerodynamic behaviour of prefabricated thin shells in ultra-high performance concrete, with triangular shape. The goal is to evaluate the interaction between the shell and the wind for different wind angles and the influence of the number of facades incorporated in the model. In order to determinate the internal and external wind pressure coefficients on the shell surface, experimental tests on a scale model were performed in a wind tunnel of the National Laboratory of Civil Engineering (LNEC), characterized by a uniform wind speed profile, 20 m/s. There were analysed three different model configurations: i) without facades, ii) with one facade and iii) with two facades. The experiment results are presented in the form of isobaric curves which represent values of resulting pressure coefficients for different wind incidence angles and model configuration.}
{pt=Casca; Modelo reduzido; Túnel vento, en=Shell structure; Scale Model; Wind tunnel}

novembro 15, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria da Glória De Almeida Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Fernando Vitor Marques da Silva

LNEC

Investigador Auxiliar