Dissertação

{pt_PT=Contribution to the mechanical characterisation of unbond sub-base and base road pavements layers containing reclaimed asphalt pavements} {} EVALUATED

{pt=As estradas são uma das mais importantes mais valias de qualquer país. Tem-se vindo a sentir um crescimento no incentivo ao uso de materiais alternativos na construção em geral bem como no que diz respeito às vias de comunicação. Do ponto de vista de desempenho mecânico, os materiais alternativos representam um desafio, principalmente no que diz respeito ao desempenho a longo prazo. A natureza e a composição de materiais alternativos é usualmente significativamente diferente dos agregados naturais, não sendo apropriado recorrer a certo tipo de ensaios. O principal objetivo desta dissertação é aprofundar o estudo quanto ao uso de materiais reciclados provenientes de construção e demolição na construção e reabilitação de estradas. O estudo foi direcionado para a avaliação do comportamento físico e mecânico, de uma mistura composta por 30% agregados reciclados provenientes de fresagem de pavimentos (BET-F(T)) e 70% de agregado natural britado de granulometria extensa (ABGE(T)), quando sujeito a às condições das camadas de base e sub base dos pavimentos. Este estudo foi realizado com base no ensaio triaxial cíclico. Foram estudadas as deformações permanentes e o comportamento resiliente para temperaturas de 20, 30 e 40ºC e graus de compactação de 95 e 100%. Os resultados revelam que as deformações permanentes obtidas são comparáveis com materiais naturais e o comportamento resiliente é comparável com agregados testados por outros autores. Conclui-se que o material é potencialmente utilizável para camadas estruturais de estradas, en=Roads are one of the biggest assets in any country. Throughout Europe there is pressure to increase the use of alternative materials in road construction. From the point of view of mechanical performance, uncertainties about alternative materials remain, especially with respect to the long-term performance. The nature and composition of alternative materials is often significantly different from that of natural aggregates, and existing tests for natural aggregates may not be appropriate The main objective of this work is to contribute to the study of the use of construction and demolition recycled materials at pavement construction and rehabilitation. The study focused on evaluating the physical and mechanic behaviour of a mixture composed by 30% recycled aggregates from reclaimed asphalt pavement (BET-F(T)) and 70% natural grinded aggregate mixture with extensive grain size (ABGE(T)) when submitted to state conditions of base and sub base pavement layers. This analysis was performed based on a repeated load triaxial test. Permanent deformations and resilient behaviour was studied for temperatures of 20, 30 and 40oC and compaction degrees of 95 and 100%. The results shows that the axial permanent deformation obtained is comparable with results found on natural aggregates and the resilient behaviour is comparable to results obtained, from other authors. It is concluded that this material is a potential candidate for use on structural pavement layers.}
{pt=Ensaios triaxiais ciclicos, materiais reciclados, en=Repeated Triaxial load test, recycled materials}

novembro 29, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Cristina Ferreira de Oliveira Rosado freire

LNEC

Investigador Auxiliar