Dissertação

{pt_PT=Estudo sobre a caminhabilidade urbana em Almada: uma aplicação do modelo IAAPE} {} EVALUATED

{pt=O projecto IAAPE - Indicadores de Acessibilidade e Atractividade do Ambiente Pedonal – tem como premissa a oferta de uma metodologia capaz de avaliar o ambiente construído urbano através da utilização de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), e suportada pela análise de decisão multicritério e com a participação da população pedonal, com vista a produzir indicadores de caminhabilidade e posteriormente obter o diagnóstico da qualidade pedonal, traduzido pelo Walkability Score. A presente dissertação pretende testar o modelo IAAPE numa área urbana distinta do caso de estudo original, localizado em Lisboa. São levantadas questões de aplicabilidade do modelo na cidade de Almada, quando utilizados os pesos dos indicadores admitidos em Lisboa, e realizado o processo de validação do modelo através de questionários à população. O modelo IAAPE demostrou ser ajustado à realidade pedonal da zona testada em Almada na sua generalidade, produzindo um diagnóstico relevante da caminhabilidade local, tal como validado pelos inquéritos à população. Contudo, salienta-se a desadequação do modelo para os casos particulares detectados na zona pedonal, nomeadamente na percepção da população residente dos conflitos existentes nos atravessamentos numa zona de coexistência entre veículos motorizados, metro ligeiro de superfície e peões. A recolha de opiniões e preocupações dos residentes e utilizadores provenientes da sua relação com o ambiente construído pedonal revelaram-se essenciais à devida implantação do modelo, nomeadamente na estruturação do modelo e na consideração dos pesos para os indicadores de caminhabilidade, assim como à posteriori na fase de validação dos resultados dos Walkability Scores obtidos pelo modelo., en=The IAAPE project - Indicators of Accessibility and Attractiveness of the Pedestrian Environment - provides a methodology capable of evaluating the built environment using GIS, and supported by multicriteria decision analysis and the participation of local pedestrians. IAAPE produces indicators of walkability that deliver a diagnostic of the built environment walkability through the Walkability Score. The main objective of this dissertation is to test the IAAPE model applied to an urban area different from the original study case, located in Lisbon. Questions about the applicability of the model in the city of Almada are raised, when the weights of the indicators disclosed in the case study of Lisbon were used, and the validation process of the model was carried out through questionnaires to the population. Globally, the IAAPE model showed to be adequate for the pedestrian context of the zone tested, producing a useful diagnosis of the local walkability, as validated by the population surveys. However, the inadequacy of the model for some cases detected in the pedestrian zone is highlighted, such as the conflicts in the crossings in a zone of coexistence between motor vehicles, light rail and pedestrians. The opinions and concerns of local pedestrians regarding their relationship with the built environment of the area, have proved essential to the proper implementation of the model, namely in the structuring and in the consideration of the weights for the walkability indicators phases, as well as in a posteriori stage when validating the Walkability Scores obtained by the IAAPE model. }
{pt=Caminhabilidade, Validação da Caminhabilidade, Acessibilidade Pedonal, Ambiente Construído, Modos Activos, Almada, en=Walkability, Walkability validation, Pedestrian Accessibility, Built Environment, Active Modes, Almada Municipality}

julho 4, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado