Dissertação

{pt_PT=Análise dos benefícios operacionais e ambientais do truck platooning no transporte de mercadorias} {} EVALUATED

{pt=Apesar do foco dos media se encontrar nos últimos avanços no que respeita aos veículos autónomos de passageiros, trabalho relevante tem sido desenvolvido ao nível dos veículos autónomos aplicados ao transporte de mercadorias e ao seu impacto na indústria da Logística. Com o transporte rodoviário a representar o principal responsável pelas emissões poluentes resultantes do sector dos Transportes, aliado às metas definidas pela Comissão Europeia com vista à sua drástica redução, é premente a descoberta de soluções mais eficientes. Neste contexto, este trabalho pretende explorar os benefícios da introdução do truck platooning num conjunto de rotas diárias ao longo de Portugal, do maior operador logístico português, a Luís Simões. Diariamente, a empresa serve, em média, mais de mil clientes em território nacional a partir de vários armazéns. Uma quantidade significativa de segmentos dessas rotas sobrepõe-se nas autoestradas, o que indica um potencial para a realização de platooning. Frequentemente, o platooning tem sido analisado em rotas longas, que se extendem por centenas de quilómetros. Este não é o caso de Portugal, onde o comprimento médio das rotas se encontra abaixo dos 300 kms. Para isso, um algoritmo de optimização de rotas foi utilizado para determinar o conjunto de rotas que minimiza o custo da rede de transporte. Através da metodologia aplicada, o autor pretendeu quantificar os ganhos de eficiência em termos do consumo de combustível e das emissões poluentes produzidas ao longo das rotas, bem como avaliar a viabilidade do truck platooning em curtas distâncias., en=Despite the focus of the media is on the latest advances in what concerns to autonomous passenger cars, relevant work has been developed at the level of autonomous vehicles applied in freight transportation and its impacts on the Logistics industry. With road transport being the main responsible for the pollutant emissions from the Transport sector, plus the goals set by the European Commission with a view to its drastic reduction, more efficient solutions are meant to be found. In this context, the study presented in this work intends to explore the benefits of introducing truck platooning on a set of daily routes across Portugal, of the main Portuguese logistics operator Luís Simões. On an average day, the company serves more than a thousand customers from several warehouses, in Portugal. Substantial route segments overlap on the highways, which indicates potential for platooning. Routinely, platooning has been analysed in long routes spanning several hundreds of kilometres. This is not the case of Portugal, where the average length is below 300 kms. To that end, a route optimisation algorithm was used to determine the route paths that minimise the network transport costs. Through the methodology used, the author intended to quantify efficiency gains in terms of fuel consumption and pollutant emissions produced along the routes, as well as assess the viability of truck platooning over short distances.}
{pt=Transporte rodoviário, veículos autónomos, truck platooning, vehicle routing problem, optimização de rotas, en=Road transport, autonomous vehicles, truck platooning, vehicle routing problem, route optimization}

julho 10, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado