Dissertação

{pt_PT=Estabilidade de taludes na Linha Férrea da Beira Alta sob a ação da circulação ferroviária} {} EVALUATED

{pt=O estudo apresentado refere-se à Modernização da Linha da Beira Alta, troço Mangualde-Guarda. A Linha da Beira Alta tem como objetivo a melhoria da ligação entre a Região de Aveiro e a fronteira com Espanha em Vilar Formoso. O troço em estudo desenvolve-se essencialmente sobre granitos porfiróides e apresenta taludes rochosos de escavação com alturas entre os 5 e os 30 m. Esta dissertação propõe a análise estática da estabilidade de taludes rochosos de escavação através de três tipos distintos de softwares e ainda a análise dinâmica dos mesmos taludes tendo em conta as vibrações induzidas pela passagem de composições ferroviárias. Das análises estáticas realizadas com recurso aos softwares DIPS, SWedge, RocPlane e aos softwares de análise de elementos finitos bidimensional e tridimensional, RS2 e RS3, conclui-se que os primeiros apresentam fatores de segurança muito reduzidos face aos das restantes análises uma vez que representam de forma muito simplificada os taludes em estudo. Já as análises tridimensionais de elementos finitos são as que apresentam fatores de segurança mais altos, portanto melhores resultados, pois a geometria dos taludes utilizada nestes softwares é muito aproximada à geometria real dos mesmos. Quanto às análises dinâmicas de elementos finitos realizadas através dos mesmos softwares, quando comparadas às análises estáticas verifica-se uma redução dos fatores de segurança de onde se conclui que a passagem de composições ferroviárias na linha em questão influencia os taludes que se encontram nas imediações da via férrea., en=To connect the Atlantic coast seaports to the north of Europe and to align Portuguese transport strategy with the European Union, the modernization of the existing railways becomes necessary. The modernization of these centenary railroads will allow the increase of train traffic and speed. Therefore, the study of rock slopes stability on these railroads, to comply with the proposed objectives, is necessary. The present study refers to the Modernization of Beira Alta railway, namely Mangualde-Guarda section. Beira Alta track aims to improve the connection between Aveiro region and the border with Spain in Vilar Formoso. The section under study is developed mainly on porphyry granites and presents excavated rock slopes with heights between 5 and 30 m. This study proposes the static analysis of the stability of those rock slopes using three different methodologies. Also slope dynamic analysis is considered, taking into account ground vibrations induced by train traffic. Static analyses are performed by cinematic analysis with DIPS, SWedge and RocPlane and by two- and three-dimensional finite element analysis using RS2 and RS3 from Rocscience. The results show that cinematic static analysis offers the lowest safety factors compared to the other methodologies and three-dimensional finite elements analysis the higher safety factors. As for the dynamic analysis, when compared to the static analysis, a reduction of the safety factors is observed, which shows that train traffic in the Beira Alta rail track influences the neighbor slopes stability.}
{pt=análise dinâmica, método dos elementos finitos, estabilidade de taludes, via férrea, comboios, en=dynamic analysis, finite element method, slope stability, railroad, trains}

Junho 7, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Gustavo André Paneiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente