Dissertação

{pt_PT=Estudo de viabilidade da aplicação de coberturas e paredes verdes nos túneis rodoviários do Campo Grande e da Avenida da República} {} EVALUATED

{pt=As infraestruturas verdes têm vindo a ser gradualmente implementadas com o intuito de combater os efeitos negativos da urbanização, já que contribuem com benefícios vários que vão para além da sua mais-valia estética. Contudo, as conclusões relativas à sua viabilidade económica variam e geram discussão entre investigadores, investidores e fornecedores, pelo que se justifica a realização de análises custo-benefício (ACB). Esta dissertação propõe uma metodologia de análise da viabilidade económica de sistemas verdes em infraestruturas de transporte. É orientada segundo as fases do ciclo de vida daqueles sistemas e organiza os seus custos e benefícios por meio de uma análise incremental, tendo em conta as componentes financeira, económica e socioambiental, bem como as dimensões de uma infraestrutura de transporte. A metodologia é aplicada aos túneis rodoviários existentes entre as avenidas do Campo Grande e a Avenida da República, em Lisboa, tendo sido avaliadas cinco soluções verdes base. A ACB demonstra que, considerando horizontes temporais de 40 e 50 anos, assim como uma taxa de atualização de 4,79%, existe viabilidade económica para quatro destas, cujos valores atualizados líquidos (VALs) variam entre 33 961 € e 5 079 356 €. Variáveis como as taxas de atualização e inflação, os custos financeiros, a atenuação de ruído interior, a criação de novos espaços e a valorização estética têm um impacto significativo sobre o VAL, implicando variações entre -27% e 16%, para as soluções aplicadas no interior dos túneis rodoviários, e flutuações de -344% a 216%, no que toca a soluções exteriores., en=The green infrastructures have been widely spread with the purpose of countering the negative effects of urbanization, since they contribute with several benefits that go way beyond their aesthetical value. However, the variability of conclusions related to their economic feasibility generates discussion between researchers, investors and suppliers, leading to the need of cost-benefit analysis (CBA). This dissertation proposes a methodology for an economic feasibility analysis of green systems in transport infrastructures. Such methodology is oriented according to the life cycle of those systems and organizes their costs and benefits via an incremental analysis, using economic appraisal components and transport infrastructures dimensions. Applying this methodology to the underground passages between the avenues of Campo Grande and Avenida da República, in Lisbon, five green solutions were evaluated. The CBA concludes that, for a time span of 40 to 50 years and a discount rate of 4,79%, there is economic feasibility for four of these, for which the net present value (NPV) ranges from 33 961 € to 5 079 356 €. Parameters like discount and inflation rates, financial costs, interior noise reduction, creation of new areas and aesthetical improvement have a significant impact on the NPV, generating deviations between -27% and 16% for insider solutions and from -344% to 216% for outsider ones.}
{pt=Infraestruturas de transporte, Túneis rodoviários, Coberturas/Paredes verdes, Viabilidade económica, Análise custo-benefício., en=Transport infrastructures, Road tunnels, Green roofs/walls, Economic feasibility, Cost-benefit analysis.}

Abril 12, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Paulo Novais Oliveira da Silva Cruz

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Maria Cristina De Oliveira Matos Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar