Dissertação

{pt_PT=Dimensionamento estrutural de uma câmara de vórtice em betão armado} {} EVALUATED

{pt=O tema da presente dissertação é baseado num projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) com a finalidade de melhorar o sistema de drenagem da cidade de Lisboa durante os períodos de cheias. No âmbito desse projeto está indicado o dimensionamento de poços de interseção que têm a finalidade de interligar condutas com grandes diferenças de cota. É, portanto, o foco deste trabalho realizar a conceção e o dimensionamento estrutural da estrutura em betão armado de um dos poços de interseção que será projetado em forma de Câmara de Vórtice. Com base nos dados fornecidos a priori, definiu-se a geometria global da Câmara de Vórtice bem como os materiais estruturais que a compõem. Posteriormente, estipulou-se o processo construtivo da obra e, com base nele, quantificaram-se as ações atuantes na estrutura. Numa última fase, procedeu-se a uma modelação tridimensional da estrutura utilizando o Método dos Elementos Finitos para posteriormente ser avaliada a segurança aos Estados Limites Últimos (ELU) e aos Estados Limites de Serviço (ELS) e assim definir, numa primeira aproximação, as quantidades de armaduras necessárias. Por último, serão apresentadas as peças desenhadas da estrutura no seu conjunto e em pormenor, incluindo os desenhos de definição e de armaduras, com um nível de desenvolvimento equivalente ao de um estudo prévio. , en=The present dissertation’s theme is based upon a project developed by Câmara Municipal de Lisboa (CML) with the objective of improving the city’s drainage system during flood periods. In the project, the need of designing different intersection wells is referenced, whose function is connecting drainage pipes with major elevation differences. The focus of this work is therefore to accomplish the structural design, in reinforced concrete, of one of this intersection wells which will be designed as a Vortex Drop Shaft. Based on the provided data for the Vortex Drop Shaft, the global geometry and the structural materials that comprise it were set. Afterwards, the construction sequence was studied and, based upon it, the acting actions on the structure were quantified. Finally, in a last stage, the structure was modelled in three dimensions using the finite elements method so safety regulations of Ultimate Limit State (ULS) and Serviceability Limit State (SLS) could be afterwards assessed, thus allowing the calculation of the needed reinforcement. Lastly, various sections of the structure will be presented to allow for better detail of the adopted reinforcement as well as helping in the global perception of the Vortex Drop Shaft’s geometry. }
{pt=Câmara de Vórtice, Betão Armado, Dimensionamento Estrutural, Modelação Tridimensional, en=Vortex Drop Shaft, Reinforced Concrete, Structural Design, Three-Dimensional Modelling}

Novembro 6, 2018, 13:30

Orientação

ORIENTADOR

Rui Vaz Rodrigues

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado