Dissertação

{pt_PT=Dynamic Analysis of High-Speed Railway Bridges. Effects of Deck Cross Section Distortion} {} EVALUATED

{pt=O comportamento dinâmico devido à passagem de comboios de alta velocidade desempenha um papel importante na concepção e dimensionamento de tabuleiros de pontes ferroviárias. A existência de duas vias de sentido oposto, excêntricas em relação ao centro de corte da secção transversal leva ao aparecimento de vibrações de flexão e torção acopladas. Para além disso existem também modos de vibração que correspondem à deformação transversal da secção transversal, os quais podem ser relevantes para determinar a resposta dinâmica da ponte. Neste trabalho avalia-se a resposta dinâmica de pontes ferroviárias através de modelos de elementos finitos, devido aos efeitos dinâmicos produzidos pelo modelo de cargas móveis de alta velocidade - HSLM. O comportamento dinâmico da seção transversal é considerado através de elementos finitos de casca e de barra, tornando possível avaliar a importância dos vários modos de deformação da seção no comportamento dinâmico da ponte, permitindo identificar fenómenos de ressonância devidos à passagem de comboios HSLM e avaliar a influência de modos de deformação não convencionais (p. ex. distorção, empenamento) no comportamento dinâmico das pontes. No final do documento são apresentados exemplos ilustrativos da avaliação dos fenômenos de ressonância em pontes ferroviárias para comboios definidos pelo HSLM e permitindo a identificação dos modos de deformação da seção transversal com maior participação no comportamento dinâmico das pontes. , en=The dynamic behaviour induced by the passage of high-speed trains plays an important role on the design and performance of railway bridge decks. The positioning of two opposite-way lanes eccentric to the cross-sectional shear centre implies the existence of coupled bending and torsional vibrations. Furthermore, there are also vibration modes that correspond to the transversal deformation of the cross section that may be relevant to the determination of the dynamic response of the bridge. This work aims to evaluate the dynamic response of railway bridge decks through finite element models, due to the dynamic effects covered by the High-Speed Load Model (HSLM).The dynamic behaviour of the deck cross section is considered through the shell and frame finite element models, being evaluated the importance of several section deformation modes in the dynamic behaviour of the bridge, and allowing the identification of resonance phenomena due to passage of trains defined in HSLM and the evaluation of the influence of non-conventional deformation modes (e.g. distortion, warping) on the dynamic behaviour of bridges. In the end of the document are present examples illustrating the assessment of the resonance phenomena in railway bridge decks for trains defined by the HSLM and allowing the identification of the local section deformation modes with higher participation in the dynamic behaviour of the bridges. }
{pt=Pontes ferroviárias de alta velocidade, Cargas Móveis, Análise dinâmica, Distorção, Aceleração, en=High-speed rail bridges, Moving Loads, Dynamic analysis, Distortion, Acceleration}

Outubro 9, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Batista Esteves Virtuoso

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ricardo José De Figueiredo Mendes Vieira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar