Dissertação

{pt_PT=Recalibration of damage equivalence factors for fatigue verification of road bridges} {} EVALUATED

{pt=Os actuais trabalhos de revisão dos Eurocódigos (projecto CEN250 2a geração dos Eurocódigos), con- stituem uma oportunidade para actualizar o método simplificado (método dos factores lambda) de ver- ificação da fadiga das pontes rodoviárias, nomeadamente porque este método se baseia em antigos modelos de tráfego que se justifica tornar coerentes com o actual tráfego rodoviário europeu. Esta tese centra-se no factor de verificação lmax. O objectivo é determinar novas curvas de lmax utilizando modelos de tráfego modernos que são mais fiáveis em comparação com as tendências ac- tuais. Além disso, é realizado um melhoramento na determinação das novas curvas de λmax para ter em consideração um maior número de casos, tanto em termos de linhas de influência como de compri- mentos e de relação entre vãos. São assim propostas novas curvas λmax tendo em conta o actual tráfego europeu observado, a fim de melhor controlar o comportamento à fadiga das pontes rodoviárias. São utilizados vários tipos de tráfego a fim de se ter uma visão geral e poder fazer uma comparação entre diferentes modelos e es- pecialmente medições de tráfego WIM. Em conclusão, é apresentada uma nova proposta adaptada para o método de verificação utilizando os factores lambda. Esta proposta tem em conta os resultados das numerosas simulações numéricas realizadas para uma grande variedade de sistemas estáticos e considerando diversos tipos de tráfego., en=The current works of revision of the Eurocodes (CEN250 project 2nd Eurocode generation), is an op- portunity to update the simplified method (lambda factor method) for fatigue verification for steel road bridges. Especially as this method is based on old traffic models, it is necessary to establish an update consistent with current European road traffic. This thesis focuses on the λmax factor used in the simplified verification method. The aim is to be able to determine new λmax curves using modern traffic models that are more reliable according to cur- rent trends. In addition to this, an improvement is to be made to cover a larger number of cases, both in terms of influence lines and span lengths. The objective remains to propose new λmax curves taking into account the current European traffic observed in order to best monitor the behaviour of steel road bridges. Several types of traffic were used in order to have an overview and to be able to make a comparison between different models and espe- cially Weight in Motion measurements. In conclusion, a new proposal adapted for the verification method with lambdas factors is presented. This proposal considers a total of 44 influences lines that are regrouped into 4 λ curves. The results obtained shows also a dependency on the traffic volume that can now be considered with the update of the lambda curves}
{pt=Fadiga, Factor Lambda, Modelo de Trânsito, Pontes rodoviárias, Concepção de Estruturas Metálicas, en=Fatigue, Lambda Factor, Traffic Model, Road bridges, Structural Steel Design}

julho 5, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alain Nussbaumer

EPFL - Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne

Professor Adjunto