Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Arquitectura na Cidade Informal

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

O objetivo da unidade curricular é a prática reflexiva sobre o papel da arquitectura no contexto da transformação da cidade actual. A oportunidade de uma experimentação regenerativa apoiada num metodo regressivo de pesquisa sobre a construção da cidade nos modelos diferenciados da sua evolução possibilitam ao arquitecto desenvolver uma acção epistemológica de intervenção. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de entender, analisar e avaliar diferentes formas de projectar visões estratégicas para a transfomação de ambientes sustentáveis. O trabalho em torno do contributo da Arquitectura para a construção de respostas para a Habitação Acessível e soluções de Autoconstrução onde as componente social, económica e ambiental da habitação constitui a base para cidades mais inclusivas. As tendências internacionais relacionadas com processos de transformação das áreas informais das grandes cidades dos países em desenvolvimento é o campo de experimentação desta UC.

Programa

1 - Estudo de territórios onde a inexistencia de planeamento formal promove o surgimento de práticas individualizadas de arquitectura associadas à informalidade; 2 - Reflexão sobre o desafio da cidade contemporânea na sua procura de habitação acessível e contextos de inclusão sócio-política; 3 - Cidades Inclusivas; 4 - Modelos de Habitação Inclusiva, Adaptativa e Incremental; 4 - Princípios para a produção de habitação acessível; 5 - A Auto-construção como solução para a produção de habitação; 6 - Trabalho de campo na produção de solução para um caso de estudo real.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

A componente laboratorial envolve o conjunto de exercício do trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de pesquisa e reflexão sobre o projeto e são motivados a uma integração de conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica anterior. A actividade em espaço laboratorial concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias, esquemas e formas, pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; em termos de uma resposta técnica e processual; aprendizagem de rotinas de trabalho colaborativo e transdisciplinar.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

A UC incorpora valências de computação através da produção assistida por computador de desenhos e modelos tridimensionais de suporta à digitalização tridimensional. Na implementação destas competências os estudantes desenvolvem actividades similares à desenho paramétrico, geometria em ambiente computacional, gramáticas de forma e de programação de formas arquitectónicas. Exercitam ainda a exportação e integração de modelos digitais em diferentes sistemas de simulação de desempenho em ambientes de projecto. O peso do contributo desta componente ao longo do desenvolvimento da UC é de 25% do tempo do trabalho autonomo do estudante.

Componente de Competências Transversais

A UC pelos seus objectivos e programa desenvolve a integração de competências transversais muito alargadas dado o resultado de sintese que o projecto promove. Entre as competências que se devem identificar como parte integrante nas actividades da UC é o exercício de critica ao programa do projecto resultante de uma introspecção em ambiente de sala de projecto (LAB) e a contribuição para trabalho em equipa, geradas de modo aleatório, com condições de evidência em alcançar consensos e resoluver conflitos e respeito das normas e prazos no funcionamento. As equipas serão organizadas com indicação entre os membros de um lider com responsabilidade por assegurar o funcionamento da equipa e do alcançar dos objectivos em cada uma das actividades do exercício de projecto. Apresentação oral e discussão dos exercícios bem como a sua exposição pública é parte integrante do funcionamento da UC. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 25%.

Bibliografia

Principal

Transfer of urban ideias. The emergence of Venezuelan urbanism in the proposal's for 1930s Caracas, in International Planning Studies

Almandoz Marte, A.

1999

Vol. 4, nº1, 79-94


Children's coping, adaptation and resilience though play in situations of crisis. Children, Youth and Environments

Chatterjee, S.

2018

28(2), 119-45


The death and life of great American cities, New York

Jacobs, J.

1992

Vintage Books


Slum Upgrading in Thailand

Nadkarny, S. and Anderson, M.

2010

CODI


Impact of self-help housing project on the livelihood of the benefiiares: case study of self-help housing project in North Okkalapa

Ra, A.

2016


Streets as tools for urban transformation in slums: a street-led approach to citywide slum upgrading

UN-Habitat

2014

Nairobi, UN-Habitat