Disciplina
Caracterização e Observação Geotécnica
Área
Área Científica de Geotecnia > Mecânica dos Solos
Activa nos planos curriculares
AFA_AM-Eng_Aerod > AFA_AM-Eng_Aerod > 2º Ciclo > Especializações > Geotecnia > Caracterização e Observação Geotécnica
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Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
1. Compreender a necessidade da caracterização geotécnica e como desenvolver um plano geral de caracterização para um projeto; 2. Conhecer os principais métodos disponíveis para realizar a caracterização geotécnica em campo; 3. Conhecer os métodos de ensaio de campo correntes, como eles funcionam e seus méritos relativos; 4. Em termos simples, saber quais as técnicas usadas para amostragem do solo, o efeito da amostragem no solo in situ e o seu impacto nos resultados dos ensaios de laboratório; 5. Compreender a importância da monitorização geotécnica e as técnicas disponíveis para observar diferentes efeitos, sua eficácia e méritos relativos; 6. Saber como avaliar as características importantes dos maciços rochosos; 7. Saber como a classificação dos maciços rochosos pode ser utilizada para avaliar o seu comportamento, com referência aos taludes; 8. Compreender a formação dos solos residuais e o seu distinto comportamento em relação aos solos sedimentares.
Programa
Módulo 1. Caracterização geotécnica dos solos (7 horas): necessidade, planeamento e técnicas, amostragem, ensaios in situ e laboratoriais; Módulo 2. Monitorização de obras geotécnicas (7 horas): necessidade, planeamento e técnicas - deslocamento, pressão e carga; Módulo 3. Introdução à Mecânica das Rochas (10,5 horas): descrição dos maciços rochosos e métodos de classificação, diaclases, aplicação à análise de estabilidade de taludes e formação de solos residuais.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no trabalho prático e a sua apresentação; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no trabalho prático e sua apresentação, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), trabalho prático e apresentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Manual on Estimating Soil Properties for Foundation Design
(https://www.epri.com/#/pages/product/EL-6800/)
Principles of Engineering Geology
Introduction to rock mechanics