Disciplina
Património Cultural em Pedra e Riscos Ambientais
Área
Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra
Activa nos planos curriculares
Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Técnicas Nucleares e Afins para o Património Cultural > Património Cultural em Pedra e Riscos Ambientais
Min-TPPC 2021 > Min-TPPC 2021 > Opções > Património Cultural em Pedra e Riscos Ambientais
Nível
A nota final a obter na disciplina resulta da ponderação das classificações obtidas nos dois elementos de avaliação: 1 - Exame (E): 70% - nota mínima de 9,5 valores (em 20) 2 -Trabalhos de prática laboratorial (L): 30% - Serão efectuadas sessões de prática laboratorial no decorrer do semestre e a avaliação basear-se-á nos relatórios entregues pelos alunos Serão aprovados à UC os alunos com nota final (T+L) >= 9,5 valores (e tenha obtido os mínimos exigidos).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
1.0 h/semana
1.0 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
No final desta unidade curricular o aluno terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam: (i) Reconhecer os materiais pétreos aplicados numa construção ou num objeto com valor patrimonial e identificar as principais formas de degradação que os afetam, (ii) identificar os problemas que os afectam, causas que os originaram e sua severidade, tendo por base informação obtida pela aplicação de diferentes técnicas analíticas, quer laboratoriais, quer passíveis de aplicar in-loco; assim como (iii) propor soluções para a sua resolução/minimização que sirvam portanto de suporte à tomada de decisão em intervenções em Património Cultural construído em pedra.
Programa
• Propriedades mineroquímicas e fisico-mecânicas, e especificidades dos materiais pétreos • Fatores de risco ambiental, mecanismos e implicações nos fenómenos de degradação da pedra • Reconhecimento macroscópico das principais formas de degradação que afetam os materiais pétreos • Métodos de diagnóstico in-situ e laboratoriais: campos de aplicação, potencialidades e limitações • Intervenção em materiais pétreos: metodologias de tratamento, potencialidades e limitações • Aplicação dos conceitos a casos reais de obras ou de estudos de investigação.
Metodologia de avaliação
A nota final a obter na disciplina resulta da ponderação das classificações obtidas nos dois elementos de avaliação: 1 - Exame (E): 70% - nota mínima de 9,5 valores (em 20) 2 -Trabalhos de prática laboratorial (L): 30% - Serão efectuadas sessões de prática laboratorial no decorrer do semestre e a avaliação basear-se-á nos relatórios entregues pelos alunos Serão aprovados à UC os alunos com nota final (T+L) >= 9,5 valores (e tenha obtido os mínimos exigidos).
Pré-requisitos
N/A
Componente Laboratorial
Os alunos irão proceder à descrição, identificação e caracterização de produtos de alteração, seja com base em ensaios laboratoriais, seja ensaios in-situ. Será igualmente contemplada a avaliação da eficácia, nocividade e durabilidade de produtos empregues em intervenções de conservação em pedra. O trabalho será feito em grupos de 2 ou 3 alunos, de modo a estimular a “discussão” das matérias. Acresce, que serão promovidas visitas de estudo a casos emblemáticos de património construído em pedra, seja em termos de formas de degradação ocorrentes, seja em termos de intervenções em curso.
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
N/A
Componente de Competências Transversais
N/A
Bibliografia
Principal
Stone: properties, durability in man's environment
Stone in Architecture: Properties, Durability
Siegesmund, S, and Snethlage, R. (Eds.)
As rochas dos monumentos portugueses. Tipologias e patologias
Cadernos IPPAR, II Série, No.3, Lisboa
ICOMOS-ISCS : Illustrated glossary on stone deterioration patterns
Building Stone Decay: From Diagnosis to Conservation.
Geological Society Special Publication, Special Publication no 271
Stone Conservation An Overview of Current Research
The Getty Conservation Institute
Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e degradação
Henriques, F., Rodrigues J.D., Aires-Barros, L., Proença, N.