Disciplina
Fundações Especiais
Área
Área Científica de Geotecnia > Obras Geotécnicas
Activa nos planos curriculares
MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia > Fundações Especiais
MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 1 > Fundações Especiais
MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia > Fundações Especiais
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
1. Reconhecer a importância dos principais parâmetros geotécnicos no projeto de fundações especiais e entender como usá-los no projeto; 2. Familiarizar-se com um vasto conjunto de tecnologia de fundações e respetivos processos construtivos e entender como devem ser dimensionados de forma segura e económica; 3. Ter consciência dos problemas associados ao desenvolvimento de fundações em ambiente offshore.
Programa
Mod. 1 (7 horas) Comportamento do solo relevante para o projeto das fundações - revisão dos conceitos de resistência, deformação e consolidação. Importância da rigidez não linear do solo no domínio das pequenas deformações no desempenho das fundações; Mod. 2 (14 horas) Fundações superficias - capacidade resistente, carregamento combinado V-H-M, assentamentos em solos finos e granulares; Mod. 3 (14 horas) Fundações profundas - tipos de estacas, resposta carga-deslocamento, ensaio de carga e respetiva interpretação, grupos de estacas e ensoleiramentos combinados com estacas. Introdução às estacas termo-activas. Mod. 4 (7 horas) Fundações offshore - introdução a ambientes marinhos e riscos geográficos, caracterização geotécnica em ambiente offshore e tipos de fundação - ancoragens, caixões e estacas; Mod. 5 (7 horas) Melhoramento de solos - visão geral das técnicas (palestrante convidado), consolidação e pré-carga, colunas de brita. Sustentabilidade.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Modelação de estruturas geotécnicas
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no trabalho prático e a sua apresentação; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no trabalho prático e sua apresentação, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), trabalho prático e apresentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Basics of foundation design, a text book.
Revised Electronic Edition, [www.Fellenius.net], 362 p.
Pile foundation analysis and design
Foundation Design and Construction
Introduction to geotechnical processes
Ground improvement by deep vibratory methods
Finite element analysis in geotechnical engineering