Disciplina

Área

Área Científica de Geotecnia > Obras Geotécnicas

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia > Fundações Especiais

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 1 > Fundações Especiais

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia > Fundações Especiais

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

1. Reconhecer a importância dos principais parâmetros geotécnicos no projeto de fundações especiais e entender como usá-los no projeto; 2. Familiarizar-se com um vasto conjunto de tecnologia de fundações e respetivos processos construtivos e entender como devem ser dimensionados de forma segura e económica; 3. Ter consciência dos problemas associados ao desenvolvimento de fundações em ambiente offshore.

Programa

Mod. 1 (7 horas) Comportamento do solo relevante para o projeto das fundações - revisão dos conceitos de resistência, deformação e consolidação. Importância da rigidez não linear do solo no domínio das pequenas deformações no desempenho das fundações; Mod. 2 (14 horas) Fundações superficias - capacidade resistente, carregamento combinado V-H-M, assentamentos em solos finos e granulares; Mod. 3 (14 horas) Fundações profundas - tipos de estacas, resposta carga-deslocamento, ensaio de carga e respetiva interpretação, grupos de estacas e ensoleiramentos combinados com estacas. Introdução às estacas termo-activas. Mod. 4 (7 horas) Fundações offshore - introdução a ambientes marinhos e riscos geográficos, caracterização geotécnica em ambiente offshore e tipos de fundação - ancoragens, caixões e estacas; Mod. 5 (7 horas) Melhoramento de solos - visão geral das técnicas (palestrante convidado), consolidação e pré-carga, colunas de brita. Sustentabilidade.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Modelação de estruturas geotécnicas

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no trabalho prático e a sua apresentação; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no trabalho prático e sua apresentação, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), trabalho prático e apresentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Basics of foundation design, a text book.

Fellenius, B.H.

2011

Revised Electronic Edition, [www.Fellenius.net], 362 p.


Pile foundation analysis and design

Poulos, H.

1980


Foundation Design and Construction

Tomlinson. M.J.

1995


Introduction to geotechnical processes

Woodward, J.

2005


Ground improvement by deep vibratory methods

Kirsch, K.

2010


Ground improvement

Moseley M.P. & Kirsch, K.

2004


Finite element analysis in geotechnical engineering

Potts, D.M. & Zdravkovic, L.

1999