Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Hidrologia e Recursos Hídricos

Activa nos planos curriculares

MEGA > MEGA > 2º Ciclo > Opcional 2 > Gestão Integrada de Recursos Hídricos

DFAEOH2008 > DFAEOH2008 > 3º Ciclo > Gestão Integrada de Recursos Hídricos

Nível

As aulas são essencialmente expositivas com apresentações informatizadas que ilustrem os temas a tratar. Em todas as aulas será reservado algum tempo para estimular o sentido crítico dos alunos, fazendo-os participar no debate das matérias. Os alunos deverão fazer leituras obrigatórias de textos de referência e, em alguns casos, expor uma síntese dessas leituras. A avaliação será realizada por exame final e um trabalho individual baseado na análise de um caso considerado relevante ou no aprofundamento de um tópico da matéria.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Desenvolver uma visão global e integrada da temática da gestão dos recursos hídricos nas sociedades contemporâneas e das metodologias que permitem caminhar no sentido de uma gestão sustentável desses recursos.

Programa

1.A água no mundo: abundância e escassez, situação actual e visão prospectiva, alterações climáticas e outros factores de risco, organizações e iniciativas à escala global. 2.A água em Portugal e no espaço europeu: implementação da Directiva-Quadro, o objectivo mobilizador de boa qualidade ecológica, outras iniciativas comunitárias (escassez e seca e risco de cheias), modelos de governação e bacias internacionais. Conceitos, princípios e objectivos da gestão integrada e sustentável de recursos hídricos. 3.Instrumentos de gestão da água, incluindo o inventário e planeamento de disponibilidades e usos, os instrumentos normativos, os instrumentos económicos e financeiros e os instrumentos de adesão voluntária ou baseados na construção de consensos. 4.Conceitos de água virtual e pegada hídrica e sua aplicação à realidade portuguesa. 5.Casos de estudo no domínio da gestão integrada dos recursos hídricos em Portugal.

Metodologia de avaliação

As aulas são essencialmente expositivas com apresentações informatizadas que ilustrem os temas a tratar. Em todas as aulas será reservado algum tempo para estimular o sentido crítico dos alunos, fazendo-os participar no debate das matérias. Os alunos deverão fazer leituras obrigatórias de textos de referência e, em alguns casos, expor uma síntese dessas leituras. A avaliação será realizada por exame final e um trabalho individual baseado na análise de um caso considerado relevante ou no aprofundamento de um tópico da matéria.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Governance and Management for Sustainable Water Systems

Grigg, N.,

2010

IWA Publishing.


Total Water Management: Practices for a Sustainable Future

Grigg, N.

2008

American Water Works Association.


Integrated Water Resources Management in Practice: Better Water Management for Development

Lenton, R., M. Muller,

2009

Earthscan, Ltd.


Water Resources Planning and Management

Graffon, R. Q., K. Hussey,

2011

Cambridge University Press.


Water in a Changing World

United Nations

2009

The United Nations World Water Development Report 3, United Nations, New York.


World Development Report 2010

World Bank

2010

Chapter 3 ?managing Land and Water?, World Bank, Washington D.C.


Water Resources Sector Strategy

World Bank

2004

World Bank, Washington D.C.


Regional Document ? Europe

European Water Partnership

2007

5th World Water Forum, c/o European Water Partnership, Belgium.