Disciplina
Metodos de Investigação em Arquitectura I
Área
Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica
Activa nos planos curriculares
DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Obrigatória > Metodos de Investigação em Arquitectura I
Nível
Esta unidade curricular tem um formato misto de seminário e de aula expositiva. O formato de seminário, com discussão de textos previamente lidos e a participação de investigadores convidados, é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do primeiro grupo. O formato expositivo é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do segundo grupo. No entanto, a participação de investigadores convidados, nomeadamente daqueles que, vindo de outras áreas disciplinares, colaboram na comparação e reflexão sobre os diferentes métodos utilizados, acaba por atravessar quase todo o semestre, havendo, frequentemente, em cada sessão, uma parte expositiva e uma parte de seminário. A avaliação baseia se num trabalho individual de leitura de um livro ou artigo sobre o qual é elaborada uma ficha de leitura, uma recensão crítica para uma revista científica e uma recensão crítica para um jornal generalista, complementada pela avaliação da participação ativa nos seminários.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
140.0 h/semestre
Objectivos
O seminário de Métodos de Investigação em Arquitetura (MIA) constitui um fórum de discussão, de troca de informação e de aperfeiçoamento dos princípios relativos à prática da investigação e da aquisição, produção e divulgação do conhecimento científico, no campo da Arquitetura e do Desenho Urbano. O módulo de MIA 1 confronta o estudante com as principais questões e problemas que se levantam no processo de investigação, a começar pela discussão sobre o âmbito do respectivo campo disciplinar e sobre a existência de um método ou métodos próprios, em comparação com os métodos de investigação de outras áreas disciplinares. Pretende também disponibilizar informação que facilite o acesso às fontes e a sua utilização adequada, em particular os recursos arquivísticos e bibliográficos, fornecendo os instrumentos indispensáveis e desenvolvendo as capacidades necessárias à elaboração de artigos científicos e teses e ao prosseguimento da investigação científica avançada.
Programa
1. A investigação em Arquitetura: o que é? 2. Investigação e Métodos de Investigação: especificidade, transdisciplinaridade e contaminação. 3. A investigação científica — ética e deontologia. 4. As fontes e a pesquisa bibliográfica e arquivística tradicional. 5. A pesquisa e a seleção de informação disponível on-line: acesso a redes de informação e bases de dados fundamentais. 6. A recolha da informação e o seu registo. Citações, referências e notas. A construção e organização de uma bibliografia. Normas e opções. 7. A construção e gestão de bases de dados de texto e imagem na perspectiva da investigação. Arquivar, organizar e utilizar a informação recolhida. 8. Escrever para diferentes públicos: adequação do discurso e da fundamentação teórica ao contexto e aos objectivos do trabalho.
Metodologia de avaliação
Esta unidade curricular tem um formato misto de seminário e de aula expositiva. O formato de seminário, com discussão de textos previamente lidos e a participação de investigadores convidados, é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do primeiro grupo. O formato expositivo é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do segundo grupo. No entanto, a participação de investigadores convidados, nomeadamente daqueles que, vindo de outras áreas disciplinares, colaboram na comparação e reflexão sobre os diferentes métodos utilizados, acaba por atravessar quase todo o semestre, havendo, frequentemente, em cada sessão, uma parte expositiva e uma parte de seminário. A avaliação baseia se num trabalho individual de leitura de um livro ou artigo sobre o qual é elaborada uma ficha de leitura, uma recensão crítica para uma revista científica e uma recensão crítica para um jornal generalista, complementada pela avaliação da participação ativa nos seminários.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
Não aplicável.
Bibliografia
Principal
Normas para apresentação de trabalhos científicos
Le Territoire comme palimpseste et autres essais
Besançon/Paris, Les Éditions de L’Imprimeur.
Metodologia da investigação em ciências humanas
Noções de metodologia para a elaboração de um trabalho científico.
“Método”, Método – Teoria/Modelo
in Enciclopédia Einaudi, vol. 21, Lisboa, INCM, pp. 55 -71.
Architectural Research Methods
Massachusetts Institut of Technology, Integrity at MIT. A Handbook for Students.
Available at: https://integrity.mit.edu/
Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos