Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Obrigatória > Metodos de Investigação em Arquitectura I

Nível

Esta unidade curricular tem um formato misto de seminário e de aula expositiva. O formato de seminário, com discussão de textos previamente lidos e a participação de investigadores convidados, é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do primeiro grupo. O formato expositivo é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do segundo grupo. No entanto, a participação de investigadores convidados, nomeadamente daqueles que, vindo de outras áreas disciplinares, colaboram na comparação e reflexão sobre os diferentes métodos utilizados, acaba por atravessar quase todo o semestre, havendo, frequentemente, em cada sessão, uma parte expositiva e uma parte de seminário. A avaliação baseia se num trabalho individual de leitura de um livro ou artigo sobre o qual é elaborada uma ficha de leitura, uma recensão crítica para uma revista científica e uma recensão crítica para um jornal generalista, complementada pela avaliação da participação ativa nos seminários.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

O seminário de Métodos de Investigação em Arquitetura (MIA) constitui um fórum de discussão, de troca de informação e de aperfeiçoamento dos princípios relativos à prática da investigação e da aquisição, produção e divulgação do conhecimento científico, no campo da Arquitetura e do Desenho Urbano. O módulo de MIA 1 confronta o estudante com as principais questões e problemas que se levantam no processo de investigação, a começar pela discussão sobre o âmbito do respectivo campo disciplinar e sobre a existência de um método ou métodos próprios, em comparação com os métodos de investigação de outras áreas disciplinares. Pretende também disponibilizar informação que facilite o acesso às fontes e a sua utilização adequada, em particular os recursos arquivísticos e bibliográficos, fornecendo os instrumentos indispensáveis e desenvolvendo as capacidades necessárias à elaboração de artigos científicos e teses e ao prosseguimento da investigação científica avançada.

Programa

1. A investigação em Arquitetura: o que é? 2. Investigação e Métodos de Investigação: especificidade, transdisciplinaridade e contaminação. 3. A investigação científica — ética e deontologia. 4. As fontes e a pesquisa bibliográfica e arquivística tradicional. 5. A pesquisa e a seleção de informação disponível on-line: acesso a redes de informação e bases de dados fundamentais. 6. A recolha da informação e o seu registo. Citações, referências e notas. A construção e organização de uma bibliografia. Normas e opções. 7. A construção e gestão de bases de dados de texto e imagem na perspectiva da investigação. Arquivar, organizar e utilizar a informação recolhida. 8. Escrever para diferentes públicos: adequação do discurso e da fundamentação teórica ao contexto e aos objectivos do trabalho.

Metodologia de avaliação

Esta unidade curricular tem um formato misto de seminário e de aula expositiva. O formato de seminário, com discussão de textos previamente lidos e a participação de investigadores convidados, é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do primeiro grupo. O formato expositivo é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do segundo grupo. No entanto, a participação de investigadores convidados, nomeadamente daqueles que, vindo de outras áreas disciplinares, colaboram na comparação e reflexão sobre os diferentes métodos utilizados, acaba por atravessar quase todo o semestre, havendo, frequentemente, em cada sessão, uma parte expositiva e uma parte de seminário. A avaliação baseia se num trabalho individual de leitura de um livro ou artigo sobre o qual é elaborada uma ficha de leitura, uma recensão crítica para uma revista científica e uma recensão crítica para um jornal generalista, complementada pela avaliação da participação ativa nos seminários.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

Não aplicável.

Bibliografia

Principal

Normas para apresentação de trabalhos científicos

Ceia, C.

1995

Lisboa, Presença


Le Territoire comme palimpseste et autres essais

Corboz, A.

2001

Besançon/Paris, Les Éditions de L’Imprimeur.


Metodologia da investigação em ciências humanas

1992

Deshaies, B.

Lisboa, Instituto Piaget


Noções de metodologia para a elaboração de um trabalho científico.

Fragata, J.

1973

Porto, Tavares Martins


“Método”, Método – Teoria/Modelo

Granger, G.-G.

2000

in Enciclopédia Einaudi, vol. 21, Lisboa, INCM, pp. 55 -71.


Architectural Research Methods

Groat, L., Wang, L.

2002

New York, John Wiley & Sons.


Massachusetts Institut of Technology, Integrity at MIT. A Handbook for Students.

n.a.

n.a.

Available at: https://integrity.mit.edu/


Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos

Sousa, G. V.

1998

Porto, Civilização.