Disciplina

Área

Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra

Activa nos planos curriculares

DFAGeo2006 > DFAGeo2006 > 3º Ciclo > Facultativo > Conservação de Materiais Pétreos Aplicados em Património Cultural Construído

Nível

Realização de um exame final escrito (70%) e apresentação e discussão de trabalhos práticos (30%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e caracterizar as principais técnicas de intervenção em património cultural construído em pedra, perceber as suas especificidades e a sua importância relativa no quadro da conservação de dado elemento arquitectónio e/ou parte integrante e correlacioná-las com o ambiente e/ou suporte pétreo. O aluno deverá igualmente saber identificar os critérios associados à nocividade, eficácia e durabilidade de dada intervenção.

Programa

A necessidade e especificidades de intervenção em Património Cultural Construído em Pedra. Conceito de Conservação e Restauro ao longo dos séculos. Principais cartas orientadoras dos princípios de intervenção em património cultural construído. Conservação preventiva versus conservação remediativa. Suporte litológico e tipologia e severidade das formas de decaimento como condicionante das intervenções de conservação. Operações de limpeza: definição, objectivos, processos, eficácia, nocividade e durabilidade. Operações de consolidação: definição, objectivos, processos, eficácia, nocividade e durabilidade. Operações de hidrofugação: definição, objectivos, processos, eficácia, nocividade e durabilidade. Principais produtos utilizados nas operações de limpeza, consolidação e hidrofugação. Necessidade de ensaios prévios: resultados laboratoriais versus resultados in-situ. Principais ensaios passíveis de realizar, quer em laboratório, quer in-situ, para avaliação da nocidade, eficácia e durabilidade de algumas operações de conservação. Apresentação de algumas intervenções de conservação realizadas em Património Cultural Construído português. Realização de ensaios laboratoriais sobre diferentes substratos pétreos.

Metodologia de avaliação

Realização de um exame final escrito (70%) e apresentação e discussão de trabalhos práticos (30%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

As rochas do monumentos portugueses: tipologias e patologias

AIRES-BARROS, L.

2001

2vol, IPPAR.


Stone in Architecture. Properties, Durability,

WINKLER, E.M.

1997

Springer-Verlag, Berlin.


Stone decay and conservation. Atmospheric pollution, cleaning, consolidation and protection.

AMOROSO, G., FASSINA, V.

1983

Elsevier


Scienza dei materiali e restauro

AMOROSO, G. & CAMAITI, M.

1997

Alínea Editrice.


Il restauro della pietra

LAZZARINI, L. & TABASSO, M.

1996

CEDAM