Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Projecto de Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Projecto de Arquitectura II

MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Projecto de Arquitectura > Projecto de Arquitectura II

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

6.0 h/semana

2.0 h/semana

224.0 h/semestre

Objectivos

Promover o entendimento da cidade e o conhecimento da importância da arquitectura na materialização da sua forma e imagem. Desenvolver capacidades de apreensão, análise crítica e desconstrução dos elementos definidores da modelação e espacialidade da cidade, através do domínio da representação e dos seus códigos implícitos. Exercitar domínio da tridimensionalidade através da representação espacial do contexto real observado: sensitiva, figurativa e abstracta e do raciocínio da visualização e comunicação prospectivos de da arquitectura imaginada nos lugares da cidade. Desenvolver capacidades de traduzir no projecto as noções teóricas e técnicas apreendidas. Capacitar-se a projectar: a escala do objecto e integração, interpretação e materialização de progamas simplificados às funções de “estar” e de “percorrer”. Desenvolver capacidades de reflexão em grupo. Aprofundar a pesquisa e auto-aprendizagem; geração de ideias e soluções; registo, interpretação e transmissão de ideias.

Programa

OS TERRITÓRIOS DA ARQUITECTURA: A cidade como território da arquitectura na sua dupla condição: a cidade que se projecta e antecipa; a cidade que se concretiza e experimenta. A ARQUITECTURA DA CIDADE:. Conceitos de Ordem e Estrutura. Conceito de Lugar. Metodologias e instrumentos de análise visual aplicados à cidade. APREENSÃO DA FORMA DA CIDADE: Estruturas configuracional, funcional e simbólica. Zonas urbanas homógeneas. Atributos do lugar: Orientação e identidade. O processo Cognitivo: configuração, uso e significado, experiência sensorial, percepção e imagem. Metodologias e instrumentos de análise morfológica. Componentes da forma urbana: solo-paisagem, espaço exterior, massa edificada. METODOLOGIA: características do problema e da solução. O cliente: intenções e expectativas. O utilizador: valores, expectativas, necessidades. O lugar: físico, social, funcional. A edificação: forma, materiais, técnicas construtivas. Regras de concepção, de predimensionamento ede representação.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

A compnente laboratorial envolve o trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de projeto e são encorajados a transferir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários. A actividade laboratorial (atelier de projeto) concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias e formas, adquiridas pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; conhecimento prático do processo de construção, em termos de aspectos técnicos e processuais; desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo e multidisciplinar.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

EN/A

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais nas UCs de Projeto de Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.