Disciplina
Processamento e Análise de Dados
Área
Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra
Activa nos planos curriculares
DEAEAmb2006 > DEAEAmb2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Estruturantes > Processamento e Análise de Dados
MEGM 2006 > MEGM 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opcionais > Processamento e Análise de Dados
Nível
Os estudantes são divididos em pequenos grupos, cada um dos quais desenvolve um projecto original, cujos objectivos são escolhidos em tópicos relacionados com a Geologia e Minas. Tanto o modelo de dados como a estratégia de processamento para atingir os objectivos do projecto são discutidos com os alunos, até atingir uma solução satisfatória. Os resultados são expressos num relatório escrito e os alunos são avaliados tendo em conta todas as etapas do processo, através de uma ponderação adequada.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
4.0 h/semana
84.0 h/semestre
Objectivos
Fornecer aos estudantes as ferramentas metodológicas e computacionais para a representação gráfica de tabelas numéricas, com o objectivo de facilitar a sua interpretação. Os dados de partida a processar e interpretar são retirados de diferentes ramos das Ciências da Terra, bem como em áreas específicas das Tecnologias Mineiras.
Programa
• Modelo de Dados • Revisão das metodologias de Análise Multivariada de Dados (Análise em Componentes Principais, das Correspondências e Grupal). • Estabelecimento das regras para a selecção de uma estratégia de processamento adequada a cada modelo de dados, através de uma articulação coerente das metodologias. • Interpretação dos resultados para diferentes objectivos (descrição, tipologia, modelação).
Metodologia de avaliação
Os estudantes são divididos em pequenos grupos, cada um dos quais desenvolve um projecto original, cujos objectivos são escolhidos em tópicos relacionados com a Geologia e Minas. Tanto o modelo de dados como a estratégia de processamento para atingir os objectivos do projecto são discutidos com os alunos, até atingir uma solução satisfatória. Os resultados são expressos num relatório escrito e os alunos são avaliados tendo em conta todas as etapas do processo, através de uma ponderação adequada.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
ANÁLISE DE DADOS PARA O TRATAMENTO DE QUADROS MULTIDIMENSIONAIS
H. Garcia Pereira, A. J. Sousa
J. F. Hair, R. E. Anderson, R. L. Tatham, W. C. Black