Disciplina
Saneamento
Área
Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Saneamento
Activa nos planos curriculares
AM_MEMilitar > AM_MEMilitar > 2º Ciclo > Saneamento
MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Saneamento
Min-EH 2021 > Min-EH 2021 > Saneamento
MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Saneamento
MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Saneamento
MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Saneamento
MUOT 2009 > MUOT 2009 > 2º Ciclo > Opcionais > Opcionais II > Saneamento
LET 2006 > LET 2006 > 1º Ciclo > Infraestruturas de Saneamento Básico e Recursos Hídricos > Saneamento
MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Saneamento
Nível
60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
2.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Aquisição de conceitos no domínio do saneamento ambiental e capacidade de conceber e dimensionar infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. Competências de conceber e dimensionar: sistemas de adução e reserva de abastecimento de água; sistemas de distribuição de água ( convencionais e simplificados); redes de drenagem de águas residuais e gestão de lamas fecais. Competências no domínio da gestão de águas pluviais em meio urbano e de parâmetros básicos de caracterização da qualidade da água. Sistemas simplificados de saneamento para países em desenvolvimento.
Programa
1 - Âmbito e objetivos do saneamento ambiental: conceitos fundamentais – ciclo urbano da água. Dados de base. 2 - Sistemas de abastecimento de água: uma perspetiva histórica e conceitos fundamentais; obras de captação e adução; instalações elevatórias; reservatórios; redes gerais de distribuição de água e sistemas simplificados de abastecimento. 3 - Sistemas de águas residuais e pluviais: uma perspetiva histórica e atual; origem, quantificação e natureza das águas residuais; conceção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; órgãos das redes gerais de drenagem e gestão de lamas fecais; conceitos de gestão de águas pluviais em meio urbano. 4 – Introdução à qualidade da água.5 - Sistemas simplificados de saneamento para países em desenvolvimento.
Metodologia de avaliação
60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Recurso, para o desenvolvimento dos projetos, ao Laboratório de Tecnologia de Informação (LTI)
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
Competencias de trabalho em grupo e de comunicação (oral e escrita), estimando-se que cerca de 10% da avaliação final se refira a competências transversais.
Bibliografia
Principal
Imprensa Nacional e Casa da Moeda
DECRETO REGULAMENTAR Nº 23/95, de 23 de Agosto
Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal