Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Hidrologia e Recursos Hídricos

Activa nos planos curriculares

AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Hidrologia e Recursos Hídricos

MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Hidrologia e Recursos Hídricos

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Hidrologia e Recursos Hídricos

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia do Ambiente > Hidrologia e Recursos Hídricos

LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Hidrologia e Recursos Hídricos

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 3º Ano > Hidrologia e Recursos Hídricos

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Eficiência Energética > Harmonização de Competências para Eficiência Energética > Opção > Hidrologia e Recursos Hídricos

LET 2006 > LET 2006 > 1º Ciclo > Infraestruturas de Saneamento Básico e Recursos Hídricos > Hidrologia e Recursos Hídricos

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Hidrologia e Recursos Hídricos

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Compreensão dos conceitos e modelos relacionados com climatologia, disponibilidade de recursos hídricos, incluindo o balanço hídrico global e as interações entre o ciclo da água e os recursos hídricos superficiais, também na perspetiva das mudanças climáticas - sinais e consequências. No final do curso, os alunos serão capazes de efetuar: a) a caracterização completa de bacias hidrográficas e de redes fluviais; b) a caracterização (em termos de volumes, padrões temporais e espaciais, modelos aplicáveis e abordagens estatísticas) dos principais processos hidrológicos, com ênfase na precipitação, evapotranspiração, infiltração e escoamento; c) a análise estatística de variáveis hidrológicas; d) a análise de fenómenos hidrológicos extremos (chuvas intensas, cheias e, eventualmente, secas); e) a caracterização das cheias (caudais de ponta de cheia e respetivos hietogramas e hidrogramas); f) o amortecimento de cheias em albufeiras

Programa

Ciclo hidrológico. Distribuição de água na Terra e em Portugal. Reservatórios e fluxos de água. Bacia hidrográfica, rede de drenagem, aquífero, aquitardo e aquiclude. Monitorização da precipitação e estimativa ponderada em área. Evaporação e evapotranspiração: monitorização e estimativa. Monitorização de níveis e de caudais. Curvas de vazão. Curvas de duração. Métodos empíricos de estimativa do escoamento superficial e dos caudais. Retenção e detenção superficiais. Água no solo, infiltração e recarga de aquíferos. Monitorização de níveis piezométricos. Equação do balanço hidrológico e modelação do processo chuva-escoamento. Análise estatística de variáveis hidrológicas. Chuvas intensas. Cheias – chuvas de projeto, hietogramas, hidrogramas e caudais de ponta. Métodos para estimar caudais de ponta de cheia e hidrogramas de cheia. Amortecimento de ondas de cheias em albufeiras. Conceitos gerais sobre mudança climática em séries hidrológicas: deteção, consequências, mitigação e adaptação

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Conceitos básicos acerca do ciclo hidrológico e dos processos naturais superficiais relacionados com a ocorrência e disponibilidade hídrica. Conhecimentos de: (1) topografia; análise estatística e de séries temporais; (3) sistemas de informação geográfica; (4) ferramentas do Office; (5) linguagem de programação e aptidão para desenvolver programas computacionais (desejável)

Componente Laboratorial

O curso possui uma forte componente prática, onde os alunos aplicam os conceitos teóricos a um estudo de caso e aprendem a superar os desafios de sua futura atividade profissional. Para isso, desenvolvem um estudo completo de avaliação das disponibilidades hídricas e de avaliação do risco de cheias, desde o seu início até à sua conclusão, usando dados reais (topográficos e hidrológicos), obtidos de fontes públicas. Este projeto está organizado como um conjunto de trabalhos sucessivos, mas interconectados, destinadas a caracterizar, modelar e avaliar os recursos hídricos disponíveis numa determinada bacia hidrográfica e a realizar uma avaliação de risco de cheia. Para concluir essas tarefas, os alunos trabalham em equipa e usam várias ferramentas informática, como bases de dados públicas, MS Excel e software de CAD ou de GIS.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não obstante a UC contribuir para as competências de programação e computação, não atribui créditos às mesmas. Ao executar os trabalhos obrigatórios da UC que integram o projeto final, os alunos aprendem como compilar, organizar e manipular diferentes tipos de dados, como séries temporais e conjuntos de informação geográfica, como utilizar software de CAD ou de GIS para manipular aqueles conjuntos, e ainda como realizar análises estatísticas e desenvolver modelos hidrológicos. Embora o processamento de dados possa ser realizado com funções do Excel, os alunos são convidados a tentar implementar programas computacionais simples.

Componente de Competências Transversais

Ao executar trabalhos obrigatórios da UC os alunos têm de trabalhar em equipa e demonstrar disciplina e perseverança para concluir um conjunto de tarefas. Precisam também de procurar e selecionar os dados necessários em vários fontes de informação pública. Considera-se que 5% da avaliação final se refira a competências transversais.

Bibliografia

Principal

Hidrologia e Recursos Hídricos

Hipólito, J.R. e A. Carmo Vaz

2012

IST Press, 2012


Hydrology in Practice

E. Shaw, K.J. Beven, N.A. Chappell, R. Lamb

2010

Taylor and Francis


Lições de Hidrologia

A. Lencastre, F.M. Franco

1984

UNL


Hidrologia e Recursos Hídricos

A.C. Quintela

1996

Folhas de apoio às aulas de HRH