Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Mecânica dos Fluidos e Hidráulica

Activa nos planos curriculares

AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Hidráulica II

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Hidráulica II

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Civil > Hidráulica II

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 3º Ano > Hidráulica II

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energia Nuclear > Harmonização de Competências para Energia Nuclear > Opção > Hidráulica II

MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Hidráulica II

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.35 h/semana

0.15 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O aluno deverá ficar a conhecer os fundamentos dos escoamentos uniformes e permanentes, unidimensionais, em superfície livre, em canais com leito fixo ou móvel, bem como escoamentos através de orifícios e descarregadores. Deverão ser capazes de resolver os problemas que se colocam em canais de perfil longitudinal complexo. Deverá ainda adquirir as noções básicas relativas aos transporte de sedimentos em curso de água e ao funcionamento e utilização de turbomáquinas hidráulicas (turbinas e bombas)

Programa

ESCOAMENTOS COM SUPERFÍCIE LIVRE: Regime uniforme: distribuição de velocidades numa secção transversal; resistência ao escoamento; secções compostas e mistas. Teorema de Bernoulli e energia específica. Quantidade de movimento total. Número de Froude e controlo do escoamento. Regolfo com caudal constante. Singularidades de canais. Ressalto hidráulico. Cálculo de curvas de regolfo. ESCOAMENTOS EM CANAIS DE LEITO MÓVEL: Configurações de fundo e resistência ao escoamento. Dimensionamento de canais estáveis. Transporte sólido: caudal sólido por arrastamento e em suspensão. ESCOAMENTOS POR ORIFÍCIOS E DESCARREGADORES: Tipos e leis de vazão. TURBOMÁQUINAS HIDRÁULICAS: Introdução e classificação. Tipos de bombas. Curvas características de bombas e de instalações. NPSH. Escolha de bombas. Tipos de turbinas. Dominios de aplicação. Rendimento. Semelhança. Número específico de rotações. Diagramas em colina. Modos de funcionamento.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Frequência de Hidráulica I

Componente Laboratorial

São organizadas sessões de demonstração de trabalhos práticos no Laboratório de Hidráulica e Ambiente (LHA) do DECivil. Os alunos devem ler a descrição e as instruções dos trabalhos previamente à sessão de laboratório. Um dos mini-testes versará sobre os trabalhos de laboratórios apresentados.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Será realizado um trabalho em grupo de 2 alunos sobre a integração numérica das equações diferenciais das curvas de regolfo em canais prismáticos e não prismáticos. Essa componente de avaliação corresponde a 0,9 créditos ECTS.

Componente de Competências Transversais

A UC de Hidráulica II contempla as seguintes competências transversais: – desenvolvimento de competências interpessoais (i.e. comunicação e escrita e de trabalho em equipa) na realização do computacional, com um peso de 1/5 na avaliação desta componente, ou seja, 2% da avaliação total. – desenvolvimento de competências intrapessoais (i.e. proatividade, motivação intrínseca e produtividade e gestão do tempo), componente de difícil quantificação em termos de avaliação total da UC. - julga-se que, no seu conjunto, a avaliação das competências transversais deverá correponder a 5% da avaliação total.

Bibliografia

Principal

Hidráulica Geral

Manzanares, A. A.

1980

Volume II, AEIST


Hidráulica

Quintela, A. C

1998

Fundação Calouste Gulbenkian, 6ª ed.


Enunciados dos problemas das aulas práticas

Secção de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais

2004

Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal


Hidráulica Geral - Manual dos Trabalhos de Laboratório

A. H., Covas, D.

2004

Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal (versão electrónica)


Open Channel Flow

Henderson, F. M.

1966

McMillan


Open Channel Hydraulics

French, R. H.

1986

McGraw-Hill


Open Channel Hydraulics

Chow, V. T.

1959

McGraw-Hill


Open Channel Flow

Chaudhry, M. H.

1993

Prentice Hall


Hidráulica

Lencastre, A.

1983