Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Gestão de Operações

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Gestão e Teoria da Decisão

LET 2006 > LET 2006 > 1º Ciclo > Informação Geográfica e Apoio à Decisão > Gestão e Teoria da Decisão

MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Gestão e Teoria da Decisão

Nível

A avaliação é efectuada através de testes (facultativos) e de exame escrito final. Complementarmente, pode realizar-se uma prova oral (facultativa, para defesa de notas superiores a 16 valores).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Dotar os alunos com um conhecimento informado sobre métodos e instrumentos de gestão de operações em sistemas de engenharia e desenvolver competências nos domínios da gestão de projectos, dos aprovisionamentos e inventários. Promover nos alunos familiaridade e uma visão informada sobre metodologias para estruturação e modelação de processos decisórios, modelação de preferências e tomada de decisão em contextos de incerteza e risco, bem como sobre os respectivos instrumentos de suporte. Habilitar os alunos com capacidades de avaliação de projectos/acções à luz de objectivos/critérios múltiplos e segundo uma óptica de custos- benefícios.

Programa

1. Gestão de projectos: Planeamento de projectos pelo método do caminho crítico. Análises de custos e avaliação económico-financeira. Planeamento de recursos. Monitorização e controlo do projecto. A incerteza na gestão de projectos: método PERT; avaliação e gestão do risco. 2. Gestão dos aprovisionamentos e dos inventários: Modelos determinísticos com procura dependente e independente. Modelos estocásticos: políticas do nível de encomenda e da revisão cíclica. 3. Modelos de previsão: Análise de séries cronológicas e métodos de decomposição. Modelos de amortecimento exponencial. 4. Modelação dos processos decisórios: Incerteza e risco. Utilidade, modelação de preferências e atitude face ao risco. Árvores de decisão. Valor da informação. Decisão multi-critério: estruturação de problemas, avaliação local e agregação. 5. Análise custos-benefícios: Princípios metodológicos. Estimação de custos e benefícios. Indicadores/critérios de avaliação. Análises de sensibilidade e risco.

Metodologia de avaliação

A avaliação é efectuada através de testes (facultativos) e de exame escrito final. Complementarmente, pode realizar-se uma prova oral (facultativa, para defesa de notas superiores a 16 valores).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Investigação Operacional

L. Valadares Tavares, R. C. Oliveira, I. Hall Themido, F. N. Correia

1996

McGraw Hill


Making Hard Decisions with Decision Tools

R.T Clemen and T. Reilly

2001

Duxbury/Thomson Learning


Cost-Benefit Analysis: concepts and practice

Anthony E. Boardman, David H. Greenberg, Aidan R. Vining, David L. Weimer

2006

Prentice Hall


Project Management in Construction

Sidney Levy

2006

McGraw-Hill Professional