Disciplina
Mecânica I
Área
Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Mecânica Aplicada
Activa nos planos curriculares
MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Mecânica I
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Civil > Mecânica I
LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 1º Ano > Mecânica I
MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Mecânica I
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
4.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Proporcionar formação básica relativa aos conceitos, princípios e leis fundamentais da Mecânica. Desenvolver a capacidade de formulação e resolução de problemas de Mecânica dos sistemas de dimensão finita (partículas, corpos rígidos, estruturas isostáticas).
Programa
1. INTRODUÇÃO 2. EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA 3. SISTEMAS DE FORÇAS E CAMPOS DE MOMENTOS. Momento de uma força. Elementos de redução de um sistema de forças. Propagação de momentos. Casos de redução. Eixo central. Forças distribuídas. 4. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO Forças exteriores e interiores. Diagrama de corpo livre. Equilíbrio de corpo rígido, no plano e no espaço. Determinação de reações ou de forças de ligação. 5. ATRITO Leis de atrito seco. Coeficiente e ângulos de atrito estático e cinético. Atrito em cabos. Problemas com deslizamento ou derrubamento iminente. 6. ESTATIA Estatia exterior, interior e global. Ligações mal distribuídas. 7. ESFORÇOS EM PEÇAS LINEARES Estruturas articuladas: métodos dos nós e das secções. Estruturas isostáticas reticuladas planas e tridimensionais: diagramas de corpo livre e determinação de esforços. Análise de estruturas com libertações internas e/ou malhas fechadas. Equações diferenciais de equilíbrio. Diagramas de esforços em estruturas isostáticas.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente em pensamento crítico, competências intrapessoais e interpessoais e literacia da informação e dos media, devendo corresponder a aproximadamente 5% da classificação final.
Bibliografia
Principal
Vector Mechanics for Engineers: Statics & Dynamics
ninth edition, Ed. Mc Graw-Hill
Teoria dos sistemas de vectores
Lisboa, Secção de Folhas da AEIST
Apontamentos sobre equilíbrio de estruturas
Secundária
Equilíbrio de Corpos Rígidos. Atrito