Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Mecânica Aplicada

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Mecânica I

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Civil > Mecânica I

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 1º Ano > Mecânica I

MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Mecânica I

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

4.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Proporcionar formação básica relativa aos conceitos, princípios e leis fundamentais da Mecânica. Desenvolver a capacidade de formulação e resolução de problemas de Mecânica dos sistemas de dimensão finita (partículas, corpos rígidos, estruturas isostáticas).

Programa

1. INTRODUÇÃO 2. EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA 3. SISTEMAS DE FORÇAS E CAMPOS DE MOMENTOS. Momento de uma força. Elementos de redução de um sistema de forças. Propagação de momentos. Casos de redução. Eixo central. Forças distribuídas. 4. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO Forças exteriores e interiores. Diagrama de corpo livre. Equilíbrio de corpo rígido, no plano e no espaço. Determinação de reações ou de forças de ligação. 5. ATRITO Leis de atrito seco. Coeficiente e ângulos de atrito estático e cinético. Atrito em cabos. Problemas com deslizamento ou derrubamento iminente. 6. ESTATIA Estatia exterior, interior e global. Ligações mal distribuídas. 7. ESFORÇOS EM PEÇAS LINEARES Estruturas articuladas: métodos dos nós e das secções. Estruturas isostáticas reticuladas planas e tridimensionais: diagramas de corpo livre e determinação de esforços. Análise de estruturas com libertações internas e/ou malhas fechadas. Equações diferenciais de equilíbrio. Diagramas de esforços em estruturas isostáticas.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente em pensamento crítico, competências intrapessoais e interpessoais e literacia da informação e dos media, devendo corresponder a aproximadamente 5% da classificação final.

Bibliografia

Principal

Vector Mechanics for Engineers: Statics & Dynamics

BEER, Ferdinand P.; JOHNSTON Jr., E. Russel; MAZUREK, David F.; CORNWELL, Phillip J.; EISENBERG, Elliot R.

2010

ninth edition, Ed. Mc Graw-Hill


Teoria dos sistemas de vectores

CABRITA NEVES, I.

2002

Lisboa, Secção de Folhas da AEIST


Apontamentos sobre equilíbrio de estruturas

PEREIRA, E.; GUERREIRO, L.

2009/2010

Lisboa


Secundária

Equilíbrio de Corpos Rígidos. Atrito

RITTO CORRÊA, M.

2017