Disciplina

Geografia Humana

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento Regional e Urbano

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Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

1. Conhecer teorias, conceitos, métodos e instrumentos em Geografia. 2. Organizar informação de base territorial. 3. Interpretar as dinâmicas de transformação espacial enquadradas por diversos contextos urbanos, económicos, sociais, culturais e políticos. 4. Identificar situações problemáticas relativas ao espaço geográfico.

Programa

1. Um mundo desigual e em tensão: 1.1. As mutações económicas 1.2. Elementos de demografia 1.3. Migrações humanas 2. As cidades como polarizadores demográficos e económicos 2.1. A produção da cidade 2.2. A leitura dos elementos urbanos 2.3. A dimensão metropolitana 2.4. Smart cities e smart governance 3. O ambiente social urbano 3.1. As clivagens sociais urbanas: segregação e polarização 3.2. Justiça social e coesão urbana: elementos decisivos 3.2.1. Habitação 3.2.2. Mobilidade 3.2.3. Equipamentos e serviços coletivos 3.3. Contestação e participação 3.4. Redes sociais: Interpretação e Impacto

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento do trabalho prático e da sua apresentação e discussão; O desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, perseverança, auto-motivação) é igualmente assegurado no trabalho elaborado em grupo e na sua apresentação e discussão com os docentes e colegas. Os conteúdos do trabalho prático promovem ainda o desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como a sua análise e avaliação crítica). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Bibliografia

Principal

Lisboa Invisível. Reflexões sobre o trabalho de desocultação das microdinâmicas metropolitanas, in Dornelas, A. et al. (org.)

Baptista, Luís, Nunes, João P.

2011

Portugal Invisível, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 53-74


Starting over. A focused vision in old suburbs of Lisbon

Gonçalves, J., Costa, A., Abreu, R.

2015

Urban Design International, 20(2):130-143


Lisboa Triste e Alegre. A transformação acelerada e frágil das décadas de 1950/1960, in Seixas, J. (Coord.) A Projeção de Lisboa. Utopias e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo

Gonçalves, J.

2018

Lisboa: Caleidoscópio, pp. 204-227


Urban Geography

Hall, Tim

2001

2nd edition, London: Routdlege


Geografia de Portugal

AAVV

2005

Lisboa: Círculo de Leitores, 4 vol.


Urban Social Geography: An Introduction

Knox, Paul and Pinch, Steven

2010

Sixth edition, Prentice Hall


Cities in Transition. Growth, change and governance in six metropolitan areas

Rao, Nirmala

2007

London: Routdlege