Disciplina
Geografia Humana
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento Regional e Urbano
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Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
1. Conhecer teorias, conceitos, métodos e instrumentos em Geografia. 2. Organizar informação de base territorial. 3. Interpretar as dinâmicas de transformação espacial enquadradas por diversos contextos urbanos, económicos, sociais, culturais e políticos. 4. Identificar situações problemáticas relativas ao espaço geográfico.
Programa
1. Um mundo desigual e em tensão: 1.1. As mutações económicas 1.2. Elementos de demografia 1.3. Migrações humanas 2. As cidades como polarizadores demográficos e económicos 2.1. A produção da cidade 2.2. A leitura dos elementos urbanos 2.3. A dimensão metropolitana 2.4. Smart cities e smart governance 3. O ambiente social urbano 3.1. As clivagens sociais urbanas: segregação e polarização 3.2. Justiça social e coesão urbana: elementos decisivos 3.2.1. Habitação 3.2.2. Mobilidade 3.2.3. Equipamentos e serviços coletivos 3.3. Contestação e participação 3.4. Redes sociais: Interpretação e Impacto
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
N/A
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento do trabalho prático e da sua apresentação e discussão; O desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, perseverança, auto-motivação) é igualmente assegurado no trabalho elaborado em grupo e na sua apresentação e discussão com os docentes e colegas. Os conteúdos do trabalho prático promovem ainda o desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como a sua análise e avaliação crítica). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Bibliografia
Principal
Baptista, Luís, Nunes, João P.
Portugal Invisível, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 53-74
Starting over. A focused vision in old suburbs of Lisbon
Gonçalves, J., Costa, A., Abreu, R.
Urban Design International, 20(2):130-143
Lisboa: Caleidoscópio, pp. 204-227
2nd edition, London: Routdlege
Lisboa: Círculo de Leitores, 4 vol.
Urban Social Geography: An Introduction
Cities in Transition. Growth, change and governance in six metropolitan areas