Disciplina
Projecto de Arquitectura VII
Área
Área Científica de Arquitectura > Projecto de Arquitectura
Activa nos planos curriculares
MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Projecto de Arquitectura VII
PAST-LA > PAST-LA > Tronco Comum > Projecto de Arquitectura VII
LA 2003 > LA 2003 > Tronco Comum > Projecto de Arquitectura VII
LA > LA > Tronco Comum > Projecto de Arquitectura VII
Nível
100% de avaliação contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
6.0 h/semana
2.0 h/semana
224.0 h/semestre
Objectivos
Desenvolvimento de competências para uma maior apróximação do exercício da profissão por simulação à realidade da intervenção na cidade através de programas arquitetónicos sobre edifícios existentes e novos com diferentes usos e funções. Compreensão da complexidade da prática arquitetónica requeridas pela pesquisa dos componentes funcionais, construtivos, ambientais e económicos. Formalização de intervenção arquitectónica de dimensão significativa em contexto urbano e da sua transformação.Capacitação na organização da forma arquitetónica e a articulação com as diferentes especialidades que acompanham o projeto de arquitetura. Simulação do processo criativo de concepção, ensaio e decisão. Desenvolvimento do projeto de arquitetura, desde a fase de estudo prévio até à fase de anteprojecto com a articulação das diferentes especialidades que concorrem para o projecto de construção. Explorar capacidades gráficas, escritas e orais de comunicação e explicitação das opções de projecto.
Programa
1- Interpretação crítica do programa da intervenção do projecto de arquitectura. Registo, levantamento e análise do contexto do local. Formulação programática. Proposta conceptual do objecto arquitetónico nos aspectos, funcionais, espaciais, formais e construtivos do projecto de execução. 2 - Elaboração da fase de estudo prévio até à fase de anteprojecto da proposta arquitetónica. Investigação projectual reportando: programa; usos; ambientes, atmosferas, materialidades e espaço urbano e edificado; conformação do espaço público e privado; caracterização da relação com os ambientes exteriores, transição e interiores; morfologia, tipologia e discurso. Escalas de intrevenção: Esc 1:1000 até 1:200. 3 - Desenvolvimento da proposta na fase de projecto de execução e de comunicção à obra. Módulo de Tecnologia da Construção (24h): metodologias de inspecção e reabilitação; inspecção, patologia e reabilitação de elementos de alvenaria, pedra e madeira e de diferentes revestimentos e acabamentos.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Pré-requisitos
na
Componente Laboratorial
A componente laboratorial envolve o trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de projeto e são encorajados a transferir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários. A actividade laboratorial (atelier de projeto) concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias e formas, adquiridas pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; conhecimento prático do processo de construção, em termos de aspectos técnicos e processuais; desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo e multidisciplinar.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
A UC incorpora valências de computação através da produção assistida por computador de desenhos e modelos tridimensionais de suporta à digitalização tridimensional. Na implementação destas competências os estudantes desenvolvem actividades similares à desenho paramétrico, geometria em ambiente computacional, gramáticas de forma e de programação de formas arquitectónicas. Exercitam ainda a exportação e integração de modelos digitais em diferentes sistemas de simulação de desempenho em ambientes de projecto. O peso do contributo desta componente ao longo do desenvolvimento da UC é de 20% do tempo do trabalho autonomo do estudante.
Componente de Competências Transversais
Através da integração de competências transversais nas UCs de Projeto de Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.
Bibliografia
Principal
Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção
Blackwell Science Ltd., Oxford, 2010
Antonio Esposito, Giovanni Leoni
Conservation of Historic Buildings
Cities Unlimited - Making urban regeneration work
ReNewTown – Adaptative Urbanism and The Low Carbon Community
Manual de Reabilitação e Manutenção de Edifícios Guia de intervenção
Tavares, A., Costa, A., & Varum, H.
Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro
Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos
Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Porto