Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Análise Estrutural

Activa nos planos curriculares

AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Análise de Estruturas

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Civil > Análise de Estruturas

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 3º Ano > Análise de Estruturas

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo central é aliar o desenvolvimento da competência na aplicação dos métodos de análise estrutural à compreensão do comportamento das estruturas, o que justifica a enfâse dada à interpretação física das diferentes fases dos processos de cálculo. O estudo dos métodos de análise de estruturas reticuladas é desenvolvido para os modelos mais simples. Admite-se que as acções sobre as estruturas são independentes do tempo, que são pequenos os deslocamentos e as deformações que provocam e que o comportamento do material é elástico e linear. Em consequência da organização curricular, o curso inclui uma introdução à análise de lajes, a qual é retomada e generalizada no mestrado.

Programa

LAJES FINAS: Hipóteses do modelo de lajes finas; Relações de compatibilidade, elasticidade e equilíbrio; Equação de Lagrange; Condições de fronteira; Cálculo e interpretação de soluções equilibradas e de soluções compatíveis. Métodos de solução. ESTRUTURAS RETICULADAS: Elemento de barra e relações de flexibilidade; Condições de equilíbrio e de compatibilidade em estruturas isostáticas; Cálculo de deslocamentos. MÉTODO DAS FORÇAS: Indeterminação estática; Sistemas-base; Relações de equilíbrio, elasticidade e compatibilidade; Cálculo e interpretação da matriz de flexibilidade e do vector das descontinuidades; Diagramas de esforços; Cálculo de deslocamentos. SIMETRIA: Simplificação de estruturas simétricas. MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS: Relações de rigidez do elemento de barra; Indeterminação cinemática; Cálculo e interpretação da matriz de rigidez e do vector de forças nodais; Traçado de deformadas e de diagramas de esforços.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Conceitos de Programação; Matemática Computacional; Álgebra Linrar; Cálculo Diferencial e Integral I, II e III; Mecânica I e II; Resistência de Materiais I e II.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Os trabalhos propostos visam consolidar os conhecimentos de programação previamente adquiridos e incidem sobre uma das partes do programa de Análise de Estruturas, designadamente: a programação de soluções exactas e aproximadas de problemas de lajes finas; a programação da análise de estruturas isostáticas; a programação da aplicação do Método das Forças; a programação do Método dos Deslocamentos. São fornecidas rotinas de apoio para a realização de trabalhos cuja viabilização o justifique.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento das seguintes competências na realização e discussão dos trabalhos (20% da avaliação): Pensamento crítico (nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media).

Bibliografia

Principal

Apontamentos sobre análise elástica linear de lajes

L.M.S.S. Castro, V.M.A. Leitão

2005

IST


Theory of Plates and Shells

S.P. Timoshenko, S. Woinowski-Krieger

1970

McGraw-Hill, Tokyo


Análise Elástica de Estruturas Reticuladas

J.A. Teixeira de Freitas; C. Tiago Fernandes

2009

IST


Structural Analysis - A Unified Classical and Matrix Approach

A. Ghali, A.M. Neville

1997

E&FN Spon, London


Apontamentos sobre simetria

J.A. Teixeira de Freitas

2000

IST


Tabelas de Análise de Estruturas

Grupo de Análise de Estruturas

2002

IST


Teoria das Estruturas - Vocabulário

1969

NP-761