Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Bim para Arquitectura

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Enquadramento disciplinar da Arquitectura associado à exploração do projecto pelas ferramentas computacionais. Conhecimento dos procedimentos digitais elementares que estão na base da concepção e desenvolvimento de projecto de arquitectura, nomeadamente os seguintes conceitos: ciclo de vida da construção, modelo de informação paramétrico, modelação orientada por objetos; objeto, classe ou família, nível de desenvolvimento (LOD) e nível de detalhe (LED). Desenvolver capacidades de concepção pelo domínio dos elementos-base modeladores da forma arquitectónica por via digital, da inserção da informação nesses elementos e das relações entre essa informação e a passagem do projecto à sua concretização real. Exercitar o domínio da tridimensionalidade, da visualização e da comunicação de formas e estruturas espaciais de forma integrada, contendo informação para a construção. Desenvolver capacidades de reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem; geração, registo e transmissão de ideias e soluções.

Programa

Esta UC tem carácter preparatório da transição do processo de PROJECTO DE ARQUITETURA em meio académico para o profissional. Procura-se mostrar a extensão e os limites da abordagem da Arquitetura por por via de processos digitais ENQUADRAMENTO DISCIPLINAR: Conceitos básicos. Conceito BIM e Modelo de informação paramétrico: ferramenta, plataforma e ambiente. Ciclo de vida da construção. Interoperabilidade e Normalização. FORMA ARQUITECTÓNICA: Elementos geradores e modeladores; modelação orientada por objetos; objeto, classe ou família, nível de desenvolvimento (LOD) e nível de detalhe (LED). PROCESSO DIGITAL DE PROJECTAR EM ARQUITECTURA. Conceito de projecto: características do problema e da solução. A transformação de ideias em conteúdos digitais. Estratégias, metodologias e instrumentos básicos de projetação digital. Sistema de representação: Representação e comunicação do modelo: características e modos de operacionalização. Trocas de informação. Conceito de “mapa de Processo” (IDM).

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

omínio de ferramentas digitais, nomeadamente: de modelação geométrica com a ferramenta REVIT, de edição de texto e imagem.

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de projecto de arquitectura por via de ferramentas de modelação digital, ao longo de todo o semestre

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Todo o trabalho de projecto desenvolvido ao longo do semestre é executado por via da computação. É exigido ao aluno que tenha competências básicas para a utilização das ferramentas de desenho assistido por computador e através do projecto são exercitadasa e aumentadas essas competências específicas de acordo com o uso das ferramentas, nomeadamente do REVIT

Componente de Competências Transversais

O acto de projectar arquitectura em si, acrescida do desafio de ser elaborado por via digital, congrega todas as competências transversais definidas pela comissão:1)Pensamento crítico, envolvendo a compreensão do problema de forma crítica, o pensamento estratégico e a criatividade para o resolver; 2)competências interpessoais, demonstradas na elaboração e apresentação do trabalho final e no trabalho de equipa; 3)competências intrapessoais, medidas na capacidade de elaborar e finalizar o trabalho competentemente e em tempo útil; 4) a cidadania global é explorada na entreajuda do colectivo dos alunos na pressecução dos objectivos da UC para a procura de um conhecimento comum elevado à globalidade dos alunos; 5) a literacia da informação e dos media está implícita quando se trabalha em BIM que obriga à estruturação e gestão da informação e documentação.Na avaliação do trabalho final,as competências transversais terão um peso de 20% na globalidade do trabalho.

Bibliografia

Principal

BIM and Integrated Design: Strategies for Architectural Practice

Deutsch, R.

2011

John Wiley & Sons . University. Retrieved from http://bim.psu.edu/


BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors

Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K.

2008


BIM Content Development: Standards, Strategies, and Best Practices

Weygant, R. S.

2011

John Wiley & Sons


Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling

Krygiel, E., Nies, B.

2008

Sybex