Disciplina Curricular

Bioestatística Bioes

Mestrado Bolonha em Matemática e Aplicações - MMA 2006

Contextos

Grupo: MMA 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Probabilidades e Estatística Matemática > Probabilidades e Estatística

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso pretende apetrechar os estudantes com os conhecimentos de estatística necessários para participar activamente no delineamento e na análise de dados de estudos de investigação médica (nomeadamente ensaios clínicos e estudos epidemiológicos). Depois de dois capítulos introdutórios, onde se pretende familiarizar os estudantes com os conceitos básicos mais relevantes para a bioestatística, serão abordados os principais modelos estatísticos utilizados neste tipo de estudos (ANOVA, regressão linear, correlação, regressão logística, análise de sobrevivência), bem como alguns modelos específicos dos ensaios clínicos.

Programa

1. Introdução e motivação: a importância da utilização dos métodos estatísticos na investigação médica; tipos de estudos; delineamento, amostragem e fontes de enviesamento; protocolos e considerações éticas. (FMUL) 2. Complementos de inferência estatística: utilização da verosimilhança; testes de hipóteses (valor-p, potência, uma ou duas amostras); regressão linear simples; testes não-paramétricos; sensibilidade, especificidade, curvas ROC e avaliação do desempenho de testes de diagnóstico. 3. Análise de variância: ANOVA com um fator fixo; ANOVA com dois factores fixos; ANOVA com um fator aleatório; comparações múltiplas; diagnóstico e transformação de dados;técnicas não-paramétricas. 4. Regressão e correlação: regressão linear múltipla, comparação de modelos de regressão;correlação; diagnóstico e validação de modelos de regressão. 5. Regressão logística: inferência; interpretação do modelo ajustado; comparação de modelos; diagnóstico e validação; modelos dose-resposta. 6. Análise de sobrevivência: modelos e tipos de censura; estimativas de Kaplan-Meyer; comparação de curvas de sobrevivência; inferência sobre modelos paramétricos; modelos de riscos proporcionais de Cox. 7. Ensaios clínicos: tipos de delineamento; métodos de análise; procedimentos Mantel- Haenszel; ensaios clínicos cross-over (delineamento cruzado); ensaios clínicos sequenciais.

Metodologia de avaliação

Trabalho (em grupo) consistindo na análise de um conjunto de dados reais e testes nas aulas (incluindo perguntas de escolha múltipla).

Disciplinas Execução

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre