O European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) é um consórcio de instituições académicas e empresas que colaboram ativamente com os seguintes objetivos:
  • Promover e apoiar a utilização de modelos matemáticos em atividades de relevância social ou económica,
  • Formar matemáticos industriais para atender à crescente procura por tais especialistas,
  • Operar à escala europeia.

Programas ECMI na Universidade de Lisboa

O Instituto Superior Técnico (IST), através do Mestrado em Matemática e Aplicações (MMA), oferece programas de Matemática Industrial em conformidade com o modelo ECMI, o qual inclui dois perfis de especialização: Tecnomatemática  e Economatemática. 

A Tecnomatemática é um ramo da matemática aplicada que trata de problemas concretos da física, da engenharia ou das ciências da vida, desenvolvendo modelos e técnicas para resolver esses problemas. As competências desta área incluem a modelação matemática, a análise numérica e simulação computacional, bem como a otimização e controlo dos modelos. A Economatemática liga a matemática e a estatística à economia e à gestão, tratando de problemas como processos de decisão financeiros, planeamento, análise de operações, controlo de qualidade, gestão da distribuição e comunicação de dados.

Os estudantes do MMA e, em particular, aqueles que optem por uma especialização em Matemática Industrial, podem tirar partido do rico enquadramento multidisciplinar em ciência, engenharia e aplicações proporcionado pelo IST. O programa ECMI em Tecnomatemática pode ser concretizado através de um plano de estudo específico enquadrado no perfil em Matemática Aplicada e Industrial do MMA, enquanto que o perfil em Probabilidade e Estatística Matemática permite aos alunos realizar o programa ECMI em Economatemática. Pode ver aqui dois exemplos de planos de estudo ECMI.

Requisitos para a obtenção do Certificado ECMI:

  • Participação numa ECMI Modelling Week,
  • Realização de 6 a 15 ECTS em atividades de modelação matemática, dos quais 6 ECTS devem corresponder à unidade curricular Projeto em Modelação Matemática,
  • Pelo menos um semestre ou a tese de mestrado devem ser realizados no estrangeiro, numa universidade ECMI (ou outra instituição aprovada pelo Comité Educacional do ECMI) *,
  • A dissertação de mestrado (30 ECTS) deve tratar um tema de matemática industrial e ser escrita em Inglês.
As seguintes universidades são Centros Educacionais ECMI: 
(*) Através de vários programas de mobilidade, o IST oferece aos seus alunos a oportunidade de estudar um ou dois semestres no exterior. Pode consultar aqui a lista de instituições com as quais o IST tem acordos Erasmus na área da Matemática. 

Para informações adicionais, pode contactar:

Prof.ª Ana Leonor Silvestre (coordenadora do MMA, coordenadora de mobilidade), Email: ana.silvestre@math.tecnico.ulisboa.pt

Prof.ª Cláudia Nunes (comité educacional do ECMI), Email: cnunes@math.tecnico.ulisboa.pt