Breve Introdução

O Mestrado em Matemática e Aplicações (MMA) visa a preparação de quadros qualificados para setores da indústria e serviços de forte incidência científica e tecnológica, veiculada através de uma preparação sólida em diversos domínios da matemática pura e aplicada. A formação ministrada potencia também o prosseguimento de estudos de 3º ciclo, quer em matemática, quer noutras áreas da ciência e engenharia onde uma formação sólida em matemática é fundamental, nomeadamente tendo em vista a formação de investigadores e docentes do ensino superior.

O MMA está estruturado em quatro perfis de especialização: Matemática, Matemática Aplicada e Industrial, Matemática da Computação, e Probabilidades e Estatística. A página Plano Curricular dá informação sobre os requisitos a ter em consideração para completar cada um destes perfis. Em Currículo é possível consultar a lista de unidades curriculares oferecidas no MMA, agrupadas por áreas científicas. Cada perfil prevê a realização de um número de unidades curriculares optativas, as quais podem ser realizadas no IST ou numa Faculdade/Instituto da Universidade de Lisboa, desde que permitam desenhar um plano de estudos coerente em Matemática e Aplicações. Dois perfis ECMI, em Tecnomatemática e Economatemática, estão também disponíveis através de planos de estudos específicos em Matemática Aplicada e Industrial e Probabilidades e Estatística, respetivamente. A descrição dos programas ECMI, os requisitos para a obtenção do Certificado ECMI e a lista de universidades que integram o consórcio ECMI podem ser consultados na página Programas ECMI em Matemática Industrial.

Historial

O MMA resultou da aplicação, em 2006, do Processo de Bolonha aos cursos de matemática existentes no IST desde 1983. É da responsabilidade do Departamento de Matemática (DM), criado no IST em 1980 e que conta hoje com mais de cem professores e investigadores doutorados. O curso foi desenhado para tirar partido do enquadramento muito rico em aplicações à engenharia e tecnologia proporcionado pelo IST, oferecendo atualmente formação segundo quatro perfis de especialização: Matemática, Matemática Aplicada e Industrial, Matemática da Computação, e Probabilidades e Estatística. Em 2015 o DM foi acreditado como Centro Educacional pelo European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI), oferecendo, desde então, formação em Matemática Industrial em conformidade com o modelo ECMI.


Objectivos

  • Formação avançada em diversos domínios da matemática pura e aplicada, incluindo álgebra, análise funcional, análise numérica, criptografia, estatística, data mining, equações diferenciais e sistemas dinâmicos, física-matemática, geometria, lógica e computação, matemática financeira, matemática industrial, modelação matemática, otimização, processos estocásticos e topologia.
  • Iniciação à investigação num destes domínios ou iniciação à resolução de problemas de natureza matemática em ambiente empresarial ou multidisciplinar. 

Destinatários

Licenciados em matemática, ciências ou engenharia que pretendam adquirir formação avançada com vista a seguir uma carreira científica ou técnica, académica ou profissional, em matemática ou suas aplicações.

Saídas Profissionais

As perspectivas de empregabilidade para os diplomados em matemática pelo IST são excelentes. Os recém-formados em matemática pelo IST ao longo das últimas décadas anos foram imediatamente absorvidos pelo mercado de trabalho, nacional e internacional, tendo a maioria construído carreiras profissionais de sucesso em empresas de diversos ramos de atividade, de que se salientam banca e seguros, telecomunicações, informática, estudos de mercado, consultoria e indústria. Alguns alunos prosseguiram com grande êxito estudos de doutoramento, tendo enveredado pela carreira académica e de investigação científica. Nalguns casos pontuais, os graduados em matemática pelo IST formaram as suas próprias empresas de consultoria.

Regime de Funcionamento

Regime diurno normal. As disciplinas e seminários com alunos estrangeiros decorrem em língua inglesa.

Propinas

Para o ano letivo de 2016-2017, a propina para o Mestrado em Matemática e Aplicações foi fixada em 1063,47 euros. Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual é de 7000 euros.

Coordenadores

2016/2017
Ana Leonor Mestre Vicente Silvestre
ana.silvestre@math.tecnico.ulisboa.pt
Miguel Tribolet de Abreu
mabreu@math.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.