Breve Introdução

O Mestrado em Matemática e Aplicações (MMA) visa a preparação de quadros qualificados para setores da indústria e serviços de forte incidência científica e tecnológica, veiculada através de uma preparação sólida em diversos domínios da matemática pura e aplicada. A formação ministrada potencia também o prosseguimento de estudos de 3º ciclo, quer em matemática, quer noutras áreas da ciência e engenharia onde uma formação sólida em matemática é fundamental, nomeadamente tendo em vista a formação de investigadores e docentes do ensino superior.

Historial

O MMA resultou da aplicação, em 2006, do Processo de Bolonha aos cursos de matemática existentes no IST desde 1983. É da responsabilidade do Departamento de Matemática (DM), criado no IST em 1980 e que conta hoje com mais de cem professores e investigadores doutorados. O curso foi desenhado para tirar partido do enquadramento muito rico em aplicações à engenharia e tecnologia proporcionado pelo IST, oferecendo atualmente formação segundo quatro perfis de especialização: Matemática, Matemática Aplicada e Industrial, Matemática da Computação, e Probabilidades e Estatística. Em 2015 o DM foi acreditado como Centro Educacional pelo European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI), oferecendo, desde então, formação em Matemática Industrial (Tecnomatemática e Economatemática) em conformidade com o modelo ECMI.


Objectivos

  • Formação avançada em diversos domínios da matemática pura e aplicada, incluindo álgebra, análise funcional, análise numérica, criptografia, estatística, data mining, equações diferenciais e sistemas dinâmicos, física-matemática, geometria, lógica e computação, matemática financeira, matemática industrial, otimização, processos estocásticos e topologia.
  • Iniciação à investigação num destes domínios ou iniciação à resolução de problemas de natureza matemática em ambiente empresarial.

Destinatários

Licenciados em matemática, ciências ou engenharia que pretendam adquirir formação avançada com vista a seguir uma carreira científica ou técnica, académica ou profissional, em matemática ou suas aplicações.

Saídas Profissionais

A maioria dos alunos formados em matemática pelo IST ao longo dos últimos 20 anos foi imediatamente absorvida pelo mercado de trabalho, nacional e internacional, tendo construído carreiras profissionais de sucesso em empresas de diversos ramos de atividade, de que se salientam banca e seguros, telecomunicações, informática, estudos de mercado, consultoria e indústria. Alguns alunos prosseguiram com grande êxito estudos de doutoramento, tendo enveredado pela carreira académica e de investigação científica. Nalguns casos pontuais, os graduados em matemática pelo IST formaram as suas próprias empresas de consultoria.

Regime de Funcionamento

As disciplinas e seminários com alunos estrangeiros decorrem em língua inglesa.

Propinas

Para o ano letivo de 2015-2016, a propina para o Mestrado em Matemática e Aplicações foi fixada em 1063,47 euros. Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual é de 7000 euros.

Coordenadores

2015/2016
Ana Leonor Mestre Vicente Silvestre
ana.silvestre@math.tecnico.ulisboa.pt
Miguel Tribolet de Abreu
mabreu@math.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.