Dissertação

AutoGame EVALUATED

A educação tem um papel basilar no progresso das sociedades humanas, uma vez que transmite aos jovens o saber fundamental acumulado por gerações, ajudando-os a concretizar os seus projetos de vida. No entanto, para que os jovens tirem proveito destes recursos educativos têm de estar motivados. A motivação é uma condição fundamental para que os jovens realmente aprendam, todavia os educadores nem sempre investem o suficiente neste fator. A gamificação cria uma solução para este problema, usando elementos de jogos, permite que os alunos aprendam de maneira mais interativa e cativante, desafiando-se a eles próprios e competindo com os colegas. Produção de Conteúdos Multimédia é uma cadeira do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico que utiliza estratégias de gamificação há vários anos, conseguindo excelentes resultados e recebendo feedback positivo por parte dos alunos. No entanto, o sistema utilizado para providenciar uma experiência de gamificação tem alguns problemas de automatização que resulta no investimento de uma grande quantidade de tempo por parte dos professores. O estudo desenvolvido no âmbito desta tese teve como objetivo o desenvolvimento do Autogame, um sistema de regras que atua usando lógica sobre um conjunto de dados: os introduzidos pelo professor e os gerados pela atuação dos alunos. Calculando assim os prémios desbloqueados pelos alunos de maneira automática, o que permite manter um fluxo constante de informação entre os intervenientes no processo educativo. Este sistema foi criado para PCM, mas poderá ser adaptado para ser utilizado noutros contextos.
Autogame, Gamecourse, Gamerules, Gamificação, Gamificação na educação, sistema baseado em regras.

janeiro 28, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado