Breve Introdução

O programa de mestrado combina várias áreas avançadas de estudo (Sistemas de Informação Empresarial, Multimédia, Tecnologias dos Sistemas Informáticos, Sistemas Inteligentes, Engenharia de Software, Sistemas Embebidos e Redes) que dão aos estudantes um largo conjunto de competências. O curso é leccionado em Português e em Inglês pelo que os estudantes internacionais são bem-vindos. Para mais informação contactar o coordenador de Mestrado.

Historial

Objectivos

Os especialistas formados no curso de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC-Taguspark) adquirem competências que os deixam especialmente preparados para lidar com os sistemas de informação complexos que existem hoje ao nível das grandes empresas e da Administração Pública, com rigor científico e actualidade tecnológica, quer ao nível das cadeias de valor e redes de empresas, quer ao nível da Sociedade de Informação em geral e de algumas actividades emergentes no âmbito da Sociedade do Conhecimento. O âmbito primordial desta engenharia abrange os sistemas onde os produtos, tecnologias, soluções e serviços informáticos se inserem, desde Sistemas Organizacionais tais como Empresas, Redes Empresariais e Administração Pública, a Sistemas Sociais, nomeadamente todos os sistemas industriais e de serviços da nova fileira da Indústria do Multimédia, passando por todas as soluções de suporte ao bom funcionamento de um sistema informático empresarial e à sua inserção adequada na actividade organizacional.

Destinatários

Saídas Profissionais

Entre as designações profissionais que se aplicarão naturalmente aos alunos formados com a especialização em Sistemas de Informação Empresariais, estão: arquitecto de sistemas de informação; consultor de soluções informáticas e engenheiro de sistemas de informação.A combinação destas duas vertentes, aliada à formação em sistemas de informação, permite formar engenheiros informáticos com um forte potencial nas organizações. Empregadores típicos para engenheiros com este perfil serão as empresas de serviços de consultadoria e as empresas nacionais e internacionais de grandes dimensões.

Os alunos com especialização em Tecnologias dos Sistemas Informáticos irão tipicamente desempenhar funções de suporte a infraestruturas de IT, administração de sistemas de informação, administração e gestão de sistemas, arquitectura de IT, consultadoria em infraestruturas de IT e responsáveis pela elaboração de propostas de aquisição e renovação de infraestruturas

Com a especialização em Sistemas Multimédia, os alunos ficarão habilitados a criar protótipos baseados em ambientes virtuais e de simulação utilizando as tecnologias mais recentes disponíveis no mercado. Entre as designações profissionais que serão aplicáveis encontram-se as seguintes: engenheiro de software multimédia, engenheiro de sistemas multimédia. Empregadores típicos serão as empresas da área de conteúdos, empresas fornecedoras de soluções de computação gráfica e de multimédia e empresas de telecomunicações.

No actual panorama português e europeu de desenvolvimento verifica-se a necessidade de especialistas capazes de projectar, adaptar ou gerir soluções, sistemas e redes informáticas complexas. Na verdade, desde o importante sector dos serviços - onde é de realçar a banca, os seguros, o turismo, a cultura, o multimédia - ao sector industrial, passando pela Administração Pública Central, Local e Regional, é patente a falta de recursos humanos para actuarem de forma profissional, qualificada e actualizada no domínio das Tecnologias da Informação, envolvendo todas as áreas referidas.

Regime de Funcionamento

Propinas

Coordenadores

2017/2018
Luís Manuel Antunes Veiga
luis.veiga@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.