Candidaturas / Alunos potenciais


Sou um estudante que não fala Português. Isto seria um problema se me inscrever no MEIC?

Não. Todas as cadeiras do MEIC que tenham algum aluno que não fale Português são leccionadas em Inglês. Assim como os exames e todas as avaliações/interacções.


Estou a pensar candidatar-me ao MEIC, mas reparei que existem programas simultâneos (MEIC-T e MEIC-A) em campi separados (Taguspark e Alameda). Se me candidatar a um dos programas, caso não seja seleccionada, a minha candidatura também é válida para o outro programa?

Não. Se quiser ser considerado para a Alameda e o Taguspark, tem de fazer duas candidaturas, uma para cada programa. Cada programa avalia apenas as suas próprias candidaturas.


Estou a pensar candidatar-me ao MEIC. Onde posso encontrar informação sobre a documentação necessária?

Consulte os links na página https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-t/candidaturas.


Estou a terminar a licenciatura em W na Universidade X, tendo feito as UCs Y e Z, será que consigo fazer o MEIC?

Cada caso é um caso e não há uma resposta universal a esta pergunta. Depende dos interesses, vontades, esforço e outros factores de cada aluno individual. De qualquer modo, ajudará 

certamente ter conhecimentos de programação.


Estou a terminar a licenciatura em W na Universidade X, tendo feito as UCs Y e Z, tenho boas hipóteses de entrar no MEIC?

Só perante um processo de candidatura concreto e devidamente instruído será possível saber, e depende não só do mérito absoluto do candidato mas também da seriação entre todos os candidatos, face ao número de vagas disponíveis.


Cadeiras / Especializações


Inscrevi-me na UC X, mas gostaria de mudar a UC de especialização. O que fazer?

Deve fazer o requerimento respectivo na Direcção Académica.


Quero inscrever-me na UC X, para contar para uma dada especialização Y. Devo ter algum cuidado especial?

Sim. Aquando da inscrição no Fenix, é preciso ter a certeza de ter escolhido essa UC no agrupamento de disciplinas da especialização Y.


Há algum limite ao número de UCs a que posso inscrever-me num dado agrupamento/especialização?

Sim. Cada especialização está limitada a quatro UCs. Deste modo, e para não haver problemas para terminar o curso, se houver uma outra UC dessa especialização que pretenda frequentar, deve inscrever-se nela numa especialização diferente.


Inscrevi-me na UC X, e depois substituí por uma UC Y, mas a UC X continua a aparecer na minha página de Estudante. Como posso remover a inscrição na UC X?

Não existe possibilidade de remover inscrições.


Após a re-estruturação do MEPP, posso fazer CCEIC I no 2º semestre ou CCEIC II no 1º semestre, mediante autorização, como acontecia com os Portofólios?

Não. No novo currículo, CCEIC I apenas existe no 1º semestre e CCEIC II no 2º, e têm de ser feitas nesses semestres.


Tese


Sou um professor com informações sobre temas de tese, ou represento um núcleo/empresa com informações de emprego e/ou temas de tese. Seria possível enviar informações a todos os alunos do MEIC?

Não cabe à coordenação providenciar a informação dos alunos existentes, nem de publicitar informação por todos os alunos.


É possível fazer a tese em contexto empresarial?

Uma tese em contexto empresarial é possível, sem nunca esquecer que o trabalho na empresa não substitui a elaboração de uma tese. Como tal, é necessário seguir todas as formalidades de uma tese “normal”:

1) Seguir todos os prazos indicados (https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-t/candidaturas), em particular, submeter o tema de tese na data indicada por um professor do DEI.

2) Ter um co-orientador interno ao DEI, ao qual seja possível reportar o trabalho desenvolvido e que possa avaliar o mesmo sob a forma de Projecto de Mestrado e Dissertação de Mestrado.


Posso propor um tema de tese meu?

Formalmente, apenas os professores podem propor temas. Por isso, o caminho a seguir é contactar atempadamente um professor que concorde em orientar o trabalho, de acordo com os prazos em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-t/candidaturas.


Quando tenho que escolher um tema de tese?

Essa e outras datas importantes estão em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-t/candidaturas.


Já escolhi um tema de tese no Fenix. Tenho que fazer mais alguma coisa?

O tema tem que ser atribuído pelo professor orientador, que decidirá entre os vários candidatos a quem o fazer. É esperado, nesse processo, que contacte o professor manifestando o interesse e explicando porque seria uma boa escolha para esse tema.


Já me foi atribuído pelo orientador um tema no Fenix. Tenho que fazer mais alguma coisa?

É preciso inscrever-se na secretaria, no semestre que se avizinha, na UC de Projeto (e no seguinte a esse em Dissertação). A escolha do tema e a frequência nas UCs são coisas relacionadas mas diferentes.


Já me inscrevi na UC de Projeto no Fenix. E agora?

Nesta fase, espera-se que já tenha escolhido o tema no período anterior. Assim, deve começar o trabalho da tese em estreita colaboração com o orientador.


Projeto… Dissertação… São duas UCs diferentes. Isso quer dizer que irei fazer dois trabalhos diferentes?

Não. Apesar de formalmente ser outra UC, é esperado que em Projeto se comece o trabalho da tese, com o levantamento do estado da arte, criação de provas de conceito, etc. Pode ser encarado como um primeiro checkpoint da tese. O orientador poderá dar mais informação sobre o que isto quer dizer em cada tema/área em particular.


Quero mudar de tema de tese. É possível?

Sim, com o acordo de todos os envolvidos. Deve contactar a Coordenação, incluindo nos destinatários, também, o orientador cessante. Verificado esse acordo, o orientador pode remover a atribuição ao tema original no Fenix, o que permitirá uma nova atribuição. O que não deve fazer é simplesmente “desaparecer” e deixar de contactar o orientador, pois, formalmente, a ligação perdura durante algum tempo.


Já fiz Projeto e agora quero mudar de tese. É possível?

É (vide resposta anterior). Neste caso, não é preciso repetir a UC de Projeto, o que não quer dizer que não seja necessário repetir algum trabalho normalmente realizado nesse âmbito (levantamento do estado da arte, etc.) dado que será uma parte essencial da dissertação.


Já defendi a tese e no Fenix continua com “H - Documentos Conformados e Nota atribuída” / Ainda não me aparece a nota no Fenix.

O lançamento de notas da dissertação envolve vários passos e intervenientes, aos vários níveis da Escola. Tendo em conta que o MEIC é o maior mestrado do IST, existem várias dezenas/centenas de processos a serem validados, o que pode demorar várias semanas.


Quero entregar a tese e não me aparece essa opção no Fénix. O que fazer?

A entrega da versão provisória da tese (documento da dissertação + artigo) é feita através da UC Dissertação a que estão inscritos (Tab Estudante -> Projectos). Apenas após a defesa aparecerá a opção para a entrega da versão final da tese no Fénix.


Atividades Extracurriculares


Apenas está prevista a creditação de atividades realizadas após o início do ano lectivo 2021/22, data a partir da qual o regulamento é aplicável.

(EDIT 16/09/2021: poderão ser consideradas actividades extracurriculares realizadas durante os anos civis de 2020 e 2021)


Sou obrigdo a fazer alguma AE?

Não!!!!!!! As AEs são apenas uma das formas possíveis para obter ECTS no agrupamento das Opções Livres. Estes também podem ser obtidos, por exemplo, fazendo UCs opcionais. De facto as duas AEs substituem uma UC de 6 ECTS. Ver reconhecidos apenas 3 ECTS de AEs, por exemplo, deixará ainda 3 ECTS nesse agrupamento por obter, o que terá que acontecer mediante inscrição numa outra UC de 3 ou 6 ECTS (é possível acabar com 24 a 30 ECTS no agrupamento). O reconhecimento não é automático nem garantido, e isto deve ter sido em conta.


Onde está o regulamento?

Na página do Conselho Pedagógico, em https://conselhopedagogico.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/32/regulamento-das-unidades-curriculares-ae-i-e-ae-ii.pdf

Onde e quando entrego o pedido?
Na Área da Graduação. A AG reúne todos os pedidos recebidos durante o semestre, acompanhados dos comprovativos necessários, incluindo o número de horas da atividade e a natureza não-remunerada da mesma, conforme regulamento, e no final do período lectivo, envia os pedidos às Coordenações para aprovação.

Quando é deferido/indeferido o pedido?
No final do semestre (vide questão acima)

Que nota vou ter a AE1/2?
Os pedidos aprovados pelas Coordenações serão creditados por via do lançamento de uma pauta com a indicação de "aprovado", não sendo atribuída classificação numérica quantitativa.

Que atividades posso ver reconhecidas?
O regulamento dá uma boa ideia. Mas para além disso é de notar que:
  • só serão reconhecidas no AE16 atividades que contribuam para a formação do aluno tais como tarefas de gestão, técnicas ou mesmo desportivas (federadas), em que se exercitem e ganhem competências técnicas ou de soft skills relevantes. Atividades feitas a título pessoal, sem o enquadramento de uma instituição/associação/grupo, etc. e/ou de caráter pontual ou meramente lúdico (hobbies) não serão passíveis de reconhecimento.
  • o pedido deve ser devidamente instrumentado, incluindo a informação mencionada no regulamento. Em particular, é importante haver um documento oficial de algum tipo confirmando que não foi auferida nenhuma remuneração. Também importa ser clara a natureza das atividades realizadas (especialmente para atividades menos estruturadas), incluindo-se pois todos os documentos de suporte que demonstrem e justifiquem o número de horas realmente gasto com elas. Um mero mencionar de um número arbitrário de horas sem algo que o torne credível é meio caminho andado para o pedido ser indeferido.
  • No caso de estágios em centros científicos, laboratórios, etc. a declaração indicando a natureza das atividades, número de horas de preparação e número de horas presenciais deve ser preparado e assinado pelo docente responsável ou, na ausência deste, o responsável do laboratório ou semelhante.

Ingressei agora no MEIC mas tenho atividades realizadas durante o ciclo de estudos anterior, noutra escola. Posso vê-las reconhecidas?
Sim.


"Fiz esta actividade. Acha que se pedir o reconhecimento este me vai ser dado?"

Não sei. Qualquer decisão só poderá ser tomada face a um pedido concreto devidamente instrumentado entregue pela via acima referida, para análise dos dados concretos nela contidos.  Não há "pré-aprovações".


A actividade tem mesmo que ser não remunerada?
Tem! E isto não se refere apenas a um salário com contrato de trabalho. Uma bolsa, uma "gratificação" (seja lá o que isso for), etc. são formas de remuneração, independentemente do que as entidades pagadoras lhes quiserem chamar. Bottom line, se receberam €€€, foi remunerado. A documentação a entregar tem obrigatoriamente que conter um documento oficial e assinado que refira explicitamente que não houve remuneração de qualquer tipo.


Contactos

Tenho um problema específico que não aparece nesta FAQ. Posso contactar a coordenação directamente?

Primeiro verifique se a informação não existe já noutras páginas do site do MEIC, ou do IST (Área de Graduação, ou MEPP, por exemplo). Se tudo isso falhar, então considere os contactos oficiais indicados em:

- https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-t/contactos

Attachments