Dissertação
Road lighting efficiency improvement through data processing and automated computation EVALUATED
O projeto de iluminação rodoviária requer a extração de parâmetros cruciais, ou seja, situações de iluminação, a partir dos dados (tanto das estradas como das infraestruturas de iluminação) no que diz respeito à área destinada à remodelação. Como o software comercial disponível não é capaz de processar dados geoespaciais em lote, atualmente este processo é manual, o que inevitavelmente leva a inúmeras simplificações e omissões, especialmente em projetos de grande escala. Por este motivo, foi realizada uma tentativa de derivar automaticamente as situações de iluminação dos dados oficiais referentes à área de Washington, D.C. O processo assumiu a determinação das relações espaciais entre três conjuntos de dados (semáforos, segmentos de rua e estradas) de modo a obter as luminárias e segmentos de estrada correspondentes. Os procedimentos, por meio dos quais foi escolhido o melhor candidato, basearam-se numa revisão inicial dos casos problemáticos feita manualmente, com adaptação dos algoritmos de acordo, até que os resultados fossem satisfatórios. Deste modo, foi definido um conjunto de critérios para minimizar a ambiguidade das atribuições. Como resultado, 99% das luminárias foram atribuídas automaticamente aos segmentos de estrada. Os resultados sugerem que o projeto de iluminação realizado com a ajuda da solução proposta produz resultados significativamente mais precisos do que as abordagens alternativas consideradas. Como a ferramenta é versátil, também permite estimar automaticamente a possível economia de energia para qualquer outra área sem a necessidade de assistência humana. Isto é especialmente útil durante a fase de planeamento estratégico dos projetos de remodelação de iluminação pública.
outubro 21, 2020, 17:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
AGH University of Science and Technology in Kraków - Department of Applied Computer Science
Professor Auxiliar