Breve Introdução

Desde há várias décadas que o mundo se confronta com a necessidade de encontrar respostas a um conjunto de desafios relacionados com a produção, armazenamento, transporte e consumo de energia. Questões relativas a alterações climáticas, com a necessidade de redução de emissões de gases com efeito de estufa, relativas à limitação ao acesso a combustíveis fósseis, necessitam de abordagens holísticas e respostas a nível global, que requerem considerável inovação nas tecnologias de energia sustentável e renovável. Para este esforço de inovação deverão contribuir profissionais, integrando competências de origem multidisciplinar nas áreas tecnológicas da energia, bem como nas áreas da economia, ambiente e das políticas da energia que são de grande relevância social.

O curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia oferece formação transversal na área da Energia, assegurando conhecimento tecnológico especializado, alicerçado numa sólida base científica, complementado com uma formação abrangente nas áreas da economia, ambiente e inovação.

Para esta formação concorrem diversos Departamentos do Instituto Superior Técnico (IST) com comprovadas competências reconhecidas tanto a nível nacional como internacional.

Historial

A necessidade de integração de competências de origem multidisciplinar nos cursos de Engenharia que abordam os temas da Energia fez-se sentir nas últimas décadas na universidade e na indústria em diversos sectores essenciais ao desenvolvimento sócio-económico.

Por outro lado, no âmbito da internacionalização do Instituto Superior Técnico, o envolvimento do IST, em parceria com escolas das universidades europeias de grande prestígio, em programas internacionais de Mestrado e Doutoramento com foco nos temas da Energia levou á criação em 2012 de um curso de mestrado em Engenharia e Gestão de Energia.

Para a criação deste curso de mestrado, de características eminentemente interdisciplinares, concorreram os principais Departamentos do Instituto Superior Técnico (IST) envolvidos nos temas da Energia com reconhecidas competências de investigação e ensino: Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Física, Engenharia e Gestão , Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Para o seu posterior desenvolvimento têm contribuído a grande maioria dos departamentos do IST e uma grande participação de institutos e centros de investigação.

Objectivos

O curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia destina-se a formar a nova geração de profissionais qualificados para intervirem no sector da energia. Com esse fim, o curso oferece formação transversal na área da Energia, assegurando conhecimento tecnológico especializado, alicerçado numa sólida base científica, complementado com uma formação abrangente nas áreas da economia, ambiente e inovação.

O Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia combina a experiência académica e de ligação à indústria dos diferentes departamentos do IST com as diferentes parcerias internacionais com escolas europeias de grande prestígio, para oferecer um programa inovador de formação multidisciplinar na área da energia.

O Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia combina uma abordagem aos sistemas sustentáveis de energia, nos seus diferentes aspectos económicos, ambientais e sociais, com áreas de especialização relevantes para a intervenção profissional. Os alunos, através do desenvolvimento de competências em métodos de análise quantitativa, de avaliação crítica de soluções e em contacto com investigação avançada e questões colocadas pela indústria, estarão capacitados para abordarem uma grande variedade de problemas que se colocam à sociedade no domínio da energia.

Destinatários

O curso destina-se a licenciados em Engenharia ou em Ciências da Engenharia (180 ECTS)  que pretendam obter uma formação de segundo ciclo na área da energia. Também se destina a profissionais do sector da energia, com formação de base adequada, que queiram aprofundar conhecimento ou adquirir novas competências ou outros profissionais de engenharia que queiram redirecionar a sua carreira para a área da energia.

Saídas Profissionais

O curso de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia destina-se a formar profissionais qualificados para intervirem no sector da energia nas áreas relevantes de Combustíveis, Conversão de Energia, Eficiência Energética, Energia Nuclear e Energias Renováveis.

Os profissionais poderão seguir carreiras de investigação, engenharia ou gestão em grandes, pequenas e médias empresas ou startups, ou ainda criar o seu próprio negócio.

Regime de Funcionamento

    Regime de funcionamento diurno.

    Mestrado leccionado em inglês.

    Propinas

    Informação sobre propinas aqui.

    Publicações Oficiais

    Despacho nº 3159/2017, DR nº 74, II Série, de 13/04, pág. 7101 2017-04-13 Formação Especializada em Combustíveis, Formação Especializada em Conversão de Energia , Formação Especializada em Eficiência Energética, Formação Especializada em Energia Nuclear, Formação Especializada em Energias Renováveis, Formação Complementar em Combustíveis, Formação Complementar em Conversão de Energia , Formação Complementar em Eficiência Energética , Formação Complementar em Energia Nuclear, Formação Complementar em Energias Renováveis , Harmonização em Combustíveis, Harmonização em Conversão de Energia, Harmonização em Eficiência Energética, Harmonização em Energia Nuclear, Harmonização em Energias Renováveis
    Despacho nº 10815/2015, DR. nº 190, 2ª Série, de 29/09 Pag 27927 2015-09-29 Formação Especializada em Combustíveis, Formação Especializada em Conversão de Energia, Formação Especializada em Eficiência Energética, Formação Especializada em Energia Nuclear, Formação Especializada em Energias Renováveis, Formação Complementar em Combustíveis, Formação Complementar em Conversão de Energia, Formação Complementar em Eficiência Energética, Formação Complementar em Energia Nuclear, Formação Complementar em Energias Renováveis, Harmonização em Combustíveis, Harmonização em Conversão de Energia, Harmonização em Eficiência Energética, Harmonização em Energia Nuclear, Harmonização em Energias Renováveis
    Despacho nº 1451/2015, DR. nº 29, 2ª Série, de 11/02, pág 3942 á 3953 2015-02-11 Formação Especializada em Combustíveis, Formação Especializada em Conversão de Energia, Formação Especializada em Eficiência Energética, Formação Especializada em Energia Nuclear, Formação Especializada em Energias Renováveis, Formação Complementar em Combustíveis, Formação Complementar em Conversão de Energia, Formação Complementar em Eficiência Energética, Formação Complementar em Energia Nuclear, Formação Complementar em Energias Renováveis, Harmonização em Combustíveis, Harmonização em Conversão de Energia, Harmonização em Eficiência Energética, Harmonização em Energia Nuclear, Harmonização em Energias Renováveis
    Declaração de Retificação nº 1050/2013, DR nº 189, 2ª Série, de 1/10 pág. 29939 à 29941 2013-10-01 Formação Especializada em Combustíveis , Formação Especializada em Conversão de Energia , Formação Especializada em Eficiência Energética , Formação Especializada em Energia Nuclear , Formação Especializada em Energias Renováveis , Formação Complementar em Combustíveis , Formação Complementar em Conversão de Energia , Formação Complementar em Eficiência Energética , Formação Complementar em Energia Nuclear , Formação Complementar em Energias Renováveis , Harmonização em Combustíveis , Harmonização em Conversão de Energia , Harmonização em Eficiência Energética , Harmonização em Energia Nuclear , Harmonização em Energias Renováveis
    Despacho nº 10118/2013, DR. nº 147, 2ª Série, de 1/08, pág. 24186 à 24196 2013-08-01 Formação Especializada em Combustíveis , Formação Especializada em Conversão de Energia , Formação Especializada em Eficiência Energética , Formação Especializada em Energia Nuclear , Formação Especializada em Energias Renováveis , Formação Complementar em Combustíveis , Formação Complementar em Conversão de Energia , Formação Complementar em Eficiência Energética , Formação Complementar em Energia Nuclear , Formação Complementar em Energias Renováveis , Harmonização em Combustíveis , Harmonização em Conversão de Energia , Harmonização em Eficiência Energética , Harmonização em Energia Nuclear , Harmonização em Energias Renováveis
    Despacho nº 15235/2012, DR. nº 229, 2ª Série, de 27/11, pág. 38112 à 38122 2012-11-27 Formação Especializada em Combustíveis, Formação Especializada em Conversão de Energia, Formação Especializada em Eficiência Energética, Formação Especializada em Energia Nuclear, Formação Especializada em Energias Renováveis, Formação Complementar em Combustíveis, Formação Complementar em Conversão de Energia, Formação Complementar em Eficiência Energética, Formação Complementar em Energia Nuclear, Formação Complementar em Energias Renováveis, Harmonização em Combustíveis, Harmonização em Conversão de Energia, Harmonização em Eficiência Energética, Harmonização em Energia Nuclear , Harmonização em Energias Renováveis

    Coordenadores

    2021/2022
    Edgar Caetano Fernandes
    edgar.fernandes@tecnico.ulisboa.pt

    A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.