A informação relevante referente aos procedimentos para entrega de teses de Mestrado no âmbito do MEFT está descrita no Guia Académico do IST 17/18, Parte 2, pag 45, que pode ser encontrado aqui. Lembre-se que Dissertação de Mestrado tem precedencia a Projecto-MEFT.

Os prazos limite são estritos, sendo os alunos fortemente aconselhados a entregar a tese e fazerem a defesa cerca de um mês antes do prazo limite.

Resumo dos Procedimentos (não dispensa a consulta do Guia Académico):

No semestre de inscrição em Projecto-MEFT

  1. Inscrição em tema para tese de Mestrado, escolhido entre os referidos no site do DF. Acesso através da área pessoal do aluno.
  2. Aceitação do aluno por parte do Orientador (sistema fenix, área pessoal do Orientador).
  3. Apresentação pública no âmbito do Projecto-MEFT
  4. Datas de tramitação em Projecto-MEFT.



No semestre de inscrição em  Dissertação

  1. Desenvolvimento do trabalho.
  2. Elaboração da tese de dissertação de Mestrado e Resumo alargado.
  3. Submissão de documentos.
  4. Discussão das Provas Públicas de Dissertação de Mestrado.
  5. Upload dos documentos finais.
  6. Datas de tramitação da Dissertação de Mestrado.





 

 

  • A proposta de nomeação do Júri para defesa da tese de Mestrado pode ser feita em simultâneo com a entrega da tese. Fazemos notar que, só 1 dos Orientadores/Co-orientadores poderá ser incluido no Júri.
  • Submissão da tese de acordo com o definido no Guia de Preparação da Dissertação e Resumo Alargado que se encontra aqui.
  • No Secretariado do MEFT são entregues quatro exemplares impressos da Tese de Mestrado e do Resumo Alargado da Tese e uma versão pdf dos mesmos.  Estes documentos são distribuídos aos membros do júri pelo secretariado do MEFT para decidir se a tese está pronta para defesa pública e para marcação da data da defesa.
  • Caso seja necessário manter a confidencialidade da tese ou tenha de ser protegida a propriedade intelectual de uma ideia ou protótipo desenvolvido na tese deve ser usado o formulário respectivo. Ver Guia Académico. 
  • Caso a proposta de nomeação do júri seja feita em simultâneo com a entrega dos exemplares da Dissertação impressos no Secretariado do MEFT, não será necessário entregar em papel exemplares para os membros do júri que explicitamente indiquem ao secretariado que prescindem da cópia em papel.
  • O/a  presidente do Júri é nomeado/a pela Coordenação do MEFT sendo geralmente um/a Professor/a do DF, membro da Comissão Científica do MEFT da área científica do orientador. Para a nomeação e homologação do Júri, o Orientador deverá entrar em contacto com o Secretariado do MEFT fornecendo toda a informaçao necessaria relativa a composiçao do juri e contactos. 
  • Após a defesa é necessário fazer o upload da versão da Tese e do Resumo Alargado no Fénix (área pessoal). As versões finais deverão incluir as eventuais alterações sugeridas pelo Júri, que terão de ser realizadas no prazo indicado pelo mesmo. 

Em caso de dúvida, contactar o secretariado do Departamento de Física ou a Coordenação do MEFT (coordenacao@meft.ist.utl.pt)