Breve Introdução
O MEFT é um grau de 5 anos que combina Física, Engenharia e Tecnologia de ponta numa formação única e coerente. Esta unidade na diversidade permite desenhar programas diferentes para estudantes diferentes, com trajectórias mais orientadas para a Ciência, Sociedade ou para as Empresas.
Para informações por favor contactar o Secretariado do MEFT
Email: coordenacao@meft.tecnico.ulisboa.pt
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Historial
Em 2016 o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica completou 30 anos de existência, nos quais estabeleceu uma tradição de qualidade, actualização constante e internacionalização. Estas características dão aos graduados uma formação aprofundada em ciência, matemática e engenharia, ao mesmo tempo que promovem a análise crítica e o pensamento independente.
Em cada ano há 60 novos alunos a iniciar o Mestrado. Pertecem ao grupo dos top 10% dos alunos com melhores resultados nos exames nacionais. Em 2017 trouxeram o MEFT para as notícias e surpreenderam o País, ao colocarem o Mestrado em Engenharia Física Tecnologica no primeiro lugar à escala nacional (juntamente como Mestrado em Engenharia Aeroespacial do Técnico).
Desde 2015 cada novo aluno recebe uma t-shirt de boas vindas alusiva ao Prémio Nobel da Física desse ano, desenhada pelos colegas mais velhos.
Objectivos
A formação em Engenharia Física Tecnológica concretiza a visão de que o progresso económico, humano e social pode ser alcançado pela compreensão e manipulação da matéria. Não apenas à escala macroscópica e humana, como nas revoluções científica e industrial dos séculos XVII, XVIII e XIX, mas também, no século XXI, a escalas que vão desde a nanotecnologia às partes distantes e desconhecidas do Universo.
O principal objectivo do MEFT é preparar cientistas e engenheiros altamente qualificados em Física, capazes de acompanhar o desenvolvimento e inovação científica e tecnológica. Desempenhando um papel activo num mundo em permanente mudança, os graduados do MEFT estão preparados identificar o desenvolvimento científico nas fronteiras do conhecimento e contribuir para a elaboração de tecnologias futuras.
Destinatários
Saídas Profissionais
A facilidade de colocação no mercado de trabalho é um dos fatores privilegiados pelos candidatos ao ensino superior, nomeadamente quando consideram a opção de ingresso no Mestrado em Engenharia Física Tecnológica.
A grande maioria dos alunos do MEFT faz estágios em unidades de investigaçao ou em empresas adquirindo assim uma experiência frequentemente decisiva para o seu futuro profissinal. O conteúdo das teses, com indicação do local onde foram realizadas está disponível aqui .Esta informação demonstra o largo espectro de competências dos diplomados do MEFT.
Dado o amplo espectro de formação em Física e Engenharia é possível encontrar entre os Mestres em Engenharia Física Tecnológica profissionais com perfis distintos, incluindo gestores de multinacionais, empresários que gerem as suas próprias empresas, investigadores doutorados em instituições de investigação científica e engenheiros qualificados em empresas de desenvolvimento de Tecnologia. Entre os principais empregadores do MEFT contam-se empresas nas áreas de microtecnologias, nanoelectrónica, tecnologia espacial, energia, bioengenharia, desenvolvimento de software; instituições de ensino superior e/ou investigação científica; consultoras e bancos; institutos governamentais.
O Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico (OEIST) elaborou um Relatório sobre a empregabilidade dos alunos diplomados no Mestrado de Engenharia Física e Tecnológica do IST que foi tornado público ( ver aqui>).
24 Horas no IST: vídeo com música de aluno do MEFT (>>)
Regime de Funcionamento
Cada uma das unidades curriculares pode ter componente de ensino teórica, prática e laboratorial. A distribuição semanal de horas em cada uma destas componentes esta afixada no plano curricular e está de acordo com o publicado em Diário da República.
Publicações Oficiais
2024-03-18 | (Extinção do CE) Despacho n.º 2887/2024, DR n.º 55, II Série, de 18/03 | |
2017-10-11 | Despacho n.º 8984/2017, DR n.º 196, II Série, de 11/10. Pág.23064 a 23070 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2017-09-11 | [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2180/2011/AL02 | |
2016-12-12 | [A3ES] Processo n.º ACEF/1516/0506837 | Decisão do CA (acreditado por 6 anos) | |
2015-12-28 | [A3ES] Processo n.º ACEF/1516/0506837 | Guião para a auto-avaliação | |
2014-08-13 | Despacho n.º 10537/2014, DR n.º 155, II Série, de 13/08, Pág. 20984 a 20990 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2014-04-16 | [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2180/2011/AL01 | |
2013-08-01 | Despacho nº 10117/2013, DR nº 147, II Série, de 01/08, Pág. 24179 a 24186 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2012-10-31 | Despacho nº 14193/2012, DR nº 211, II Série, de 31/10, Pág. 36025 a 36031 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2012-06-12 | Despacho n.º 8080/2012, DR n.º 113, II Série, de 12/06, Pág. 21152 a 21159 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2011-12-12 | [A3ES] Processo n.º CEF/0910/06837 | Decisão do CA (acreditado preliminarmente) | |
2011-03-18 | [DGES] Registo inicial n.º R/A-Ef 2180/2011 | |
2011-01-28 | Despacho n.º 2165/2011, DR n.º 20, II Série, de 28/01, Pág. 5754 a 5760 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2010-03-24 | [A3ES] Processo n.º CEF/0910/06837 | Caracterização do ciclo de estudos | |
2009-08-12 | Despacho n.º 18673/2009, DR n.º 155, II Série, de 12/08, Pág. 32379 a 32387 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2008-09-01 | Despacho n.º 22528/2008, DR n.º 168, II Série, de 01/09, Pág. 38384 a 38392 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2007-01-25 | Despacho n.º 1254/2007, DR n.º 18, II Série, de 25/01, Pág. 2145 a 2155 | Área de Especialização em Engenharia, Área de Especialização em Física |
2006-07-04 | [DGES] Registo de adequação n.º R/B — AD-671/2006 |
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.