2º Ciclo do MEFT
O 2º ciclo do MEFT está subdividido em dois ramos: Física e Engenharia Física.
O 2º ciclo inclui componente académica (84 ECTS) e trabalho para a dissertação (36 ECTS), num total de 120 ECTS. O trabalho para a dissertação inclui a fase de preparação e escolha do tema. Este trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projecto MEFT (6 ECTS) a que se segue a fase final com a UC de Dissertação (30 ECTS).
Um conjunto de unidades curriculares comuns aos dois ramos, e denominadas de "formação estruturante", assegura a formação base.
O perfil de cada um dos ramos, nomeadamente Física e Engenharia Física, é completado pela formação específica do respectivo perfil, composto por UCs desse ramo. A estrutura do 1º ciclo encontra-se representada em baixo.
A especialização, que conduz ao trabalho final de dissertação, é composta por um vasto conjunto de UCs, asseguradas por professores e investigadores das várias áras científicas do DF. Podem ainda ser incluidas na formação outras unidades curriculares de Mestrados ou de Diplomas de Estudos Avançados do IST.
A execução de várias unidades curriculares do 2º ciclo do MEFT conta com o apoio de várias unidades de investigação ou empresas.
Bolsas de investigação são um apoio importante para a integração dos alunos em projectos, assegurando uma experiência crucial para a integração no mercado de trabalho após terminar o MEFT.
Veja as possibilidades de especialização em cada uma das áreas nos sites respectivos:
Física de Plasmas, Lasers e Fusão
Fisica de Partículas e Física Nuclear
Matéria Condensada e Nanotecnologias
Física interdisciplinar: energia, física da terra, sistemas dinâmicos, biomédica.
Candidaturas