Dissertação

Entanglement-induced deviation from the geodesic motion in quantum gravity: Gravity-matter entanglement and the weak equivalence principle EVALUATED

Estudamos a dedução de uma equação de movimento efetiva para uma partícula pontual, em modelos de gravidade quântica. De forma idêntica à dedução do movimento geodésico de uma partícula clássica que advém do acoplamento, entre a teoria clássica de campo e a relatividade geral, introduzimos uma equação de movimento efetiva, mas a partir de uma descrição abstrata de gravidade quântica. Desta forma, na presença de entanglement entre gravidade e matéria, os efeitos quânticos dão origem a modificações da trajetória geodésica, que se devem principalmente à sobreposição não-nula entre vários estados coerentes do sistema gravidade-matéria. Por fim, discutimos o estatuto do princípio de equivalência fraco nas teorias de gravidade quântica e a sua possível violação devido ao movimento não-geodésico.
Gravidade quântica, entanglement gravidade-matéria, equação da geodésica, princípio de equivalência fraco, relatividade geral, mecânica quântica.

Janeiro 31, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vítor Manuel dos Santos Cardoso

Departamento de Física (DF)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Nikola Paunkovic

Instituto de Telecomunicações, IST

Especialista