Disciplina Curricular

Electrónica Geral EGer

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 1º Ciclo > Opções > Opções 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas de análise e síntese de circuitos simples. Verificação experimental dos principais conceitos apreendidos.

Programa

1- TRANSISTORES MOS: Funcionamento e características dos transistores MOS: estrutura, características e zonas de funcionamento; circuitos básicos; interruptor, portas lógicas; 2- AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Circuitos básicos com Amplificadores Operacionais: Somadores e circuitos diferença; inversor;Integradores, diferenciador; Rectificadores e Det. Pico;Comparadores - Amplificador Operacional Real: Características não ideais de funcionamento: ganho e largura de banda; Resposta em frequência; corrente e tensão de desvio (?offset?);Taxa de deslizamento; impedâncias de entrada e de saída; excursão de sinal; 3 - FILTROS ACTIVOS Pólos, Zeros e Funções de Transferência; Parâmetros, aproximações e tipos de filtros; filtros de 1ª e de 2ª ordem. Filtros com Simulador de Indutância; Secção biquadrática, Filtros com integradores; Secção de Sallen & Key 4 - OSCILADORES Principios básicos, critério de Barkhausen, estabilização de amplitude; osciladores RC-Activos; Osciladores de cristal e LC; Osciladores de relaxação 5 - CONVERSORES DE SINAL Introdução à conversão de sinal A/D e D/A: definições e características. Conversores D/A: resistivos e de corrente; Conversores A/D: - de processamento sequencial: conversor com realimentação e conversor de dupla rampa, conversor por aproximações sucessivas, de redistribuição de carga. - de processamento paralelo: conversores de ?flash?. 6 ? CONVERSORES ELECTRÓNICOS DE POTÊNCIA CC-CC Conversor redutor; Conversor ampliador; Conversor redutor-ampliador;Conversor em ponte; Análise nos modos de condução contínua e descontínua.

Metodologia de avaliação

Relatórios de Laboratório: ponderação de 35% da média das notas de 2 relatórios O relatório do primeiro trabalho deverá ser entregue na primeira aula a seguir à conclusão do trabalho. O relatório do segundo trabalho deverá ser entregue 15 dias após a conclusão do trabalho. Exame Final: ponderação de 65%

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre