Disciplina Curricular

Física e Tecnologia dos Materiais Magnéticos FTMM

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introdução ao magnetismo e materiais magnéticos, desde princípios fundamentais à integração em microssistemas. Física dos filmes finos e heteroestruturas magnéticas e desafios tecnológicos para integração em nanoelectrónica. Princípios básicos em ressonância magnética nuclear e aplicações tecnológicas. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de electromagnetismo e física de estado sólido.

Programa

I. Introdução: Magnetismo e histerese. Momento dipolar magnético. Campos magnéticos e de indução magnética: energia e força magnetostática. II. Ferromagnetismo e acoplamento de troca: teoria do campo médio. Interacções de troca. Magnetismo de estrutura de bandas. Anisotropia. Temperatura de blocking. III. Micromagnetismo, domínios e histerese: Energia micromagnetica. Teoria de domínios magnéticos. IV. Nanoestruturas magnéticas: comprimentos característicos. Heteroestruturas baseadas em filmes finos. Nanopartículas magnéticas. V. Magnetos fortes e macios: materiais, propriedades e aplicações. VI. Ressonância Magnética: ressonância ferromagnética, ressonância magnética nuclear. VII. Tecnologias baseadas em materiais magnéticos: dimensionamento e integração em dispositivos funcionais. VIII. Sistemas avançados: experiências de ressonância magnética nuclear em chip. IX. Aplicação de sistemas magnéticos em biologia e medicina.

Metodologia de avaliação

Séries de problemas para trabalho de casa (30%). Projecto relacionado com uma aplicação tecnológica baseada em materais magnéticos (40%) e Laboratórios (30%).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre