Disciplina Curricular

Física Hadrónica e Cromodinâmica Quântica RN

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica - MEFT 2017

Contextos

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MEFT 2017 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo desta Unidade Curricular é abordar os conceitos teóricos, as ferramentas de cálculo básicas e o estado-da-arte relativos à interacção forte, e treinar as competências para a investigação na área. Pretende-se que o estudante se familiarize com o Modelo de Quarks, secções eficazes para a dispersão protão-protão e para a dispersão electrão-protão profunda com grande momento transferido, factores de forma e funções de estrutura dos bariões e mesões, Cromodinâmica Quântica, (Lagrangeano, constante de acoplamento, QCD perturbativa e QCD na rede). PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter co-nhecimentos prévios de Electrodinâmica Clássica, Mecânica Quântica I e II, Física de Partículas, Física Nuclear, Teoria de Campo.

Programa

1. Fundamentos da QCD i) Quarks e um novo número quântico (a cor) ii) Teorias de gauge não abelianas, invariância de gauge e o Lagrangiano da QCD iii) Evolução da constante de acoplamento: liberdade assimptotica, confinemento e transmutação dimensional 2. QCD não perturbativa - descrição independente de modelos i) Sabor, simetrias e correntes ii) Quebra espontânea de simetria quiral e o espectro dos hadrões. iii) Anomalia axial 3. Ferramentas teóricas i) Teoria de campo efectiva ii) Modelo dos quarks iii) Lattice QCD (QCD discreta) 4. Estrutura dos hadrões i) Factores de forma e dispersão de electrões ii) Funções de estrutura e dispersão inelástica (deep inelastic scattering) iii) Factorização da física perturbativa e não perturbativa. 5. Iões Pesados i) O diagrama de fases da QCD ii) Colisões ultra relativistas de iões pesados como um laboratório de QCD iii) Evidências experimentais da formação do plasma de quarks e gluões (QGP): sondas de baixa e alta energia. iv) QCD no QGP

Metodologia de avaliação

Um trabalho e uma apresentação oral com discussão referente a um dos módulos leccionados. Trabalho (80%)+Exame Oral (20%)

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre