Plano Curricular

MEBiol 2006 De 2006 a 2020

O Mestrado Integrado em Engenharia Biológica pressupõe a obtenção de 300 créditos ECTS (10 semestres). No fim do 1º ciclo (semestre 6), os alunos obtêm um Diploma de mobilidade em Ciências da Engenharia Biológica. A formação especializada oferecida no 2º ciclo é direccionada à obtenção do grau de Mestre. As 50 Unidades Curriculares cobrem disciplinas várias das Ciências Básicas, Ciências da Engenharia, Ciências das Especialidade e Competências transversais, e incluem um Projecto em Engenharia Biológica e uma tese de Mestrado.



As competências transversais vão sendo desenvolvidas ao longo do curso e estão reforçadas através de unidades curriculares de expressão oral e escrita, gestão e empreendedorismo. As disciplinas de "Gestão" e de "Gestão da Produção e das Operações" são disciplinas de ciências sociais de espectro muito largo na área de gestão. A disciplina de "Introdução à Engenharia Biológica" faz uma integração do campo de estudo no panorama mais lato das preocupações sociais, éticas, ambientais e de desenvolvimento económico. Estas preocupações são retomadas mais tarde na formação, de forma mais técnica, com a disciplina de "Engenharia Biológica Integrada". Finalmente, várias disciplinas de laboratórios durante a formação incluem importantes componentes de apresentações orais, elaboração e discussão de relatórios, e trabalho em grupo.

A área das ciências básicas constitui-se numa componente de índole marcadamente formativa com o objectivo de obter de forma integrada, e com recurso à matemática, informação quantitativa sobre os sistemas físico-químicos através do estabelecimento e análise de modelos matemáticos representativos. No currículo básico em matemática abordam-se os temas principais do cálculo diferencial e integral, álgebra linear, análise complexa, equações diferenciais, métodos estatísticos e métodos computacionais. Na formação básica em física são abordados os princípios e leis das interacções fundamentais da natureza, em particular, sobre partículas e campos, mecânica, óptica e electromagnetismo. Uma forte formação básica a nível teórico e laboratorial em bioquímica, biologia molecular e microbiologia. Em Química, é dada formação base aprofundada a nível teórico e laboratorial em química, nomeadamente química orgânica, inorgânica, física e analítica.

No conjunto de ciências de engenharia estão representadas as áreas de química orgânica, cinética química, química-física, fenómenos de transferência, termodinâmica química, processos de engenharia, processos de separação e equipamento de operações de equilíbrio e materiais, que devem fornecer ao aluno de Engenharia Biológica uma aprendizagem horizontal das matérias.

Nas ciências da especialidade estão representadas as áreas de biologia molecular e genética, bioquímica e fisiologia microbiana, genómica funcional e bioinformática e as suas interacções com as áreas de Tecnologias Biológicas que envolvem a engenharia enzimática, os reactores biológicos, os processos de separação e purificação de biomoléculas. a engenharias de células e tecidos e a sua integração em áreas de projecto de indústrias biológicas. As ciências da especialidade devem conferir ao aluno de engenharia biológica a confiança e o conhecimento necessários para tratar qualquer problema de engenharia biológica, conceber e projectar novos produtos e serviços associados à sua profissão com uma atitude profissional e responsável.


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