Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Técnico Lisboa  >  Education  >  MEBiol

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Alameda

Coordinators 2013/2014

Prof. Doutor  Arsénio Fialho

Prof. Doutor  Duarte Miguel Prazeres

Latest announcements

24-04-2014
Prova Pública de Mestrado de Rita Alexandra Martins Caeiro

15-04-2014
Prova pública de Mestrado de António Pedro Lopes Páscoa Ramos

25-11-2013
Prova pública de Mestrado de Pedro André Rocha Borrego da Silva Lemos

Show announcements

Additional Information

Descrição resumido do curso

Contactar:
Gabinete de Coordenação dos 1º e 2º Ciclos
Telefone: 21 841 91 84

E-mail: coordgrad@bioengenharia.tecnico.ulisboa.pt

Localização: Piso 0 da Torre Sul

Links

Departamento de Bioengenharia

Overview

Um Engenheiro Biológico utiliza a sua formação em Biologia, Matemática, Física, Química e Engenharia para encontrar soluções para problemas técnicos e científicos nas áreas de interface da Biologia com a Engenharia.

History

O Mestrado Integrado em Engenharia Biológica (MIEB) foi criado em 2007/2008 como resultado da adequação ao Processo de Bolonha da Licenciatura em Engenharia Biológica, em funcionamento no IST desde 1997/1998. O número de diplomados em Engª Biológica nos últimos 10 anos excede já os 350. A formação  oferecida pelo IST encontra-se acreditada pela Ordem dos Engenheiros (OE) e pelo Programa Europeu de Acreditação de Educação em Engenharia (EUR-ACE).

Objectives

O MIEB tem por objectivo formar Engenheiros para ocupar posições de liderança em Engenharia Biológica, Biotecnologia, Biomedicina e áreas afins. A formação académica de elevada qualidade e actualidade facilita a mobilidade dos alunos para Escolas de excelência na Europa e a dos futuros Mestres no mercado global de trabalho. Como características centrais do MIEB destacam-se:

  • uma formação académica sólida e actualizada em Matemática, Física, Química e Ciências da Engenharia,
  • uma formação multidisciplinar e actualizada em domínios diversos incluindo o Ambiente e Energia, a Bioengenharia Médica, a Engenharia Alimentar, a Gestão Industrial, a Nanobiotecnologia, a Bioinformática, a Biologia de Sistemas e a Engenharia de Células e Tecidos,
  • uma formação transversal que estimula e promove o desenvolvimento de capacidades como a autonomia, espírito analítico e crítico, flexibilidade e criatividade, adaptabilidade, gestão de tempo e trabalho de equipa,
  • uma formação acreditada pela Ordem dos Engenheiros e conducente à atribuição do título profissional de Engenheiro.

Mais informações sobre o curso aqui.

Designed For

O MIEB destina-se a alunos com formação sólida em Biologia, Matemática e Física que queiram desenvolver uma carreira profissional no âmbito das indústrias Agro-alimentar, Farmacêuticas, Biomédicas e das Ciências da Vida, que pretendam trabalhar em Investigação e Desenvolvimento na Academia ou na Indústria ou que desejem iniciar projectos empreendedores nestas áreas.

Employment

Áreas

  • Os Mestres em Engenharia Biológica podem desenvolver uma carreira profissional em áreas diversas, incluindo: Agro-alimentar, Ambiente e Águas, Bioenergia, Biotecnologia Industrial, Consultoria Tecnológica e de Gestão, Indústria Farmacêutica e Cosmética, Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Propriedade Intelectual e Regulação, Saúde (Biomedicina, Diagnóstico, Dispositivos Médicos, Serviços).

Funções

Os Mestres em Engenharia Biológica estão aptos a exercer funções variadas, incluindo:

  • Projecto, investigação, desenvolvimento, operação e optimização de bioprocessos 
  • Desenvolvimento de materiais, produtos e dispositivos de base química,  biotecnológica e biomédica
  • Idealização, desenvolvimento e implementação de Análises Químicas e Bioquímicas, Microbiológicas e Moleculares
  • Investigação científica e desenvolvimento
  • Controlo de qualidade
  • Consultoria
  • Liderança, chefia, gestão
  • Empreendedorismo
  • Formação profissional e ensino
  • Comercialização de produtos, equipamentos e processos
Mais informações sobre a empregabilidade do MIEB podem ser encontradas no Observatório de Empregabilidade do IST ( OEIST).

The information contained in this page is the responsibility of the degree coordinator(s).