Dissertação

Role of Tauroursodeoxycholic Acid during Expansion and Neural Commitment of Human Induced Pluripotent Stem Cells under Chemically-defined Conditions EVALUATED

Células estaminais pluripotentes induzidas humanas (hiPSCs) são uma ferramenta importante na investigação com células estaminais, pois contornam as questões éticas e quantidades limitadas de células estaminais embrionárias humanas, e tornam possível a geração de células estaminais pluripotentes (PSCs) específicas de pacientes e doenças, sendo úteis na modelação de doenças neurológicas. O ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA) é um ácido biliar que tem um efeito neuroprotetor e anti-apoptótico, aumentando a proliferação de células estaminais neurais e modulando a diferenciação na linhagem neuronal. Os objetivos gerais deste trabalho são clarificar se o ácido biliar constitui uma ferramenta robusta para o aumento da eficiência da expansão de hiPSCs e investigar o seu papel no comprometimento neuronal das hiPSCs em condições quimicamente definidas. Um meio de cultura para hiPSCs quimicamente definido foi suplementado com TUDCA 5 µM, durante passagens celulares consecutivas, resultando num aumento do número de células em 55% em relação ao controlo. O uso de TUDCA 10 µM nos 16 dias de indução neuronal, com meio E6 ou por inibição da sinalização Smad, aumentou a geração de rosetas neurais em 33% e 54%, respetivamente. Nos últimos dias desta diferenciação, o ácido biliar promove o aumento do número de cópias de DNA mitocondrial e a biogénese mitocondrial, favorecendo a fusão mitocondrial e um decréscimo dos níveis de espécies reativas de oxigénio (ROS). Os resultados demonstram o impacto positivo do TUDCA na proliferação e comprometimento neuronal de hiPSCs, reforçando a importância da sua ação protetora ao nível da mitocôndria.
Células estaminais pluripotentes induzidas, Ácido tauroursodesoxicólico, Expansão, Comprometimento neuronal, Precursores neuronais, Dinâmica mitocondrial.

Junho 23, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Zeferino Solá Cruz

Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Tiago Paulo Gonçalves Fernandes

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Auxiliar