Disciplina Curricular

Tecnologias Verdes e Estratégias de Decisão TV-PQN

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006

Contextos

Grupo: MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Uma das principais responsabilidades dos futuros Engenheiros e Cientistas nas áreas das Ciências Biológicas e Químicas será avaliar e integrar soluções sustentáveis e económica e ambientalmente para a Indústria. No final da cadeira, os alunos deverão ter desenvolvido capacidades de: 1. utilização de ferramentas e metodologias analíticas para quantificação de impactos económicos e ambientais (modelos de distribuição nível 1 e 2, limites de toxicidade, métricas verdes, analise de ciclo de vida, etc), 2. análise de regulação e boas práticas na área ambiental, 3. seleção de “best available technologies” e tecnologias emergentes, 4. estruturação de problemas, 5. formulação de soluções criativas, 6. avaliação do potencial e viabilidade das soluções propostas, 7. análise detalhada da soluções promissoras, tendo em conta contexto empresarial real, 8. decisão final quanto à exequibilidade da solução proposta.

Programa

Unidade 1: Conceitos básicos em Química Verde Estudo de noções de (i) química verde e métricas verdes, análises de ciclo de vida e pegada ecológica; e (ii) legislação internacional, sustentabilidade corporativa e compensação de carbono. Unidade 2: Tecnologias Emergentes Apresentação de “Best Available Technologies (BAT)”. Discussão crítica de tecnologias emergentes nas áreas de: bio- e organocatálise; novos meios reacionais e formas de ativação química; processos de separação, reciclagem e valorização de resíduos; e biomateriais. Unidade 3: Estruturação e resolução de problemas usando tecnologias verdes, com perspetiva de negócio. Nesta unidade o trabalho dos alunos será em grupo, abordando um conjunto de problemas com impacto na sustentabilidade na Indústria. Unidade 4: Avaliação e recomendações finais Os trabalhos serão discutidos com um painel de profissionais que sublinhará a importância dos desafios e riscos identificados e a exequibilidade das soluções encontradas.

Metodologia de avaliação

Em conjunto com aulas expositivas, os estudantes irão executar uma serie de exercícios que permite consolidar as diferentes metodologias de avaliação de sustentabilidade lecionadas. Exercícios de negociação decorrerão em aula e as aprendizagens resultantes dessas experiencias serão enquadradas de acordo com o contexto teórico. Cada grupo de alunos desenvolverá um projeto seguindo um algoritmo de tarefas pre-estabelecido, onde são definidos elementos-chave. Ao longo do semestre serão discutidas noções necessárias à estruturação de uma solução que aborde um problema industrial através de uma resposta que respeite critérios de sustentabilidade económica e ambiental. Os alunos desempenharão o papel de consultores e os Professores de clientes cuja empresa necessita de atualizar um processo de produção para respeitar critérios de sustentabilidade. Avaliação: 30% exercícios individuais; 25% apresentação intermédia; 35% apresentação final; 10% Relatório

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre