Disciplina Curricular
Biomimetismo Biomi
Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - MEBiol 2006
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Biologia.
Objectivos
O Biomimetismo (bio=vida + mimesis= imitar) ambiciona resolver problemas como a gestão de energia, produção e armazenamento de recursos, comunicação e transporte por intermédio do estudo e emulação da Natureza. A lógica é que ao longo dos 3800 milhões de anos de existência na Terra, os organismos vivos produziram soluções imaginativas que são sustentáveis e efectivas. O objectivo da disciplina é proporcionar um conhecimento profundo do Biomimetismo e ensinar como aplicar os seus conceitos e ferramentas básicas para desenvolver soluções sustentáveis (ex. produtos, processos, serviços) para problemas humanos. Os alunos desenvolverão também aptidões como observação e reconhecimento de padrões, comunicação, solução de problemas e pensamento criativo e reflectivo. A disciplina é fortemente interdisciplinar e desenhada de forma a promover a interacção de alunos com antecedentes académicos diversos.
Programa
Os conteúdos programáticos cobrem as seguintes áreas: 1. Biologia de uma perspectiva funcional: apresentar-se-ão conceitos básicos de Biologia com foco na função. O processo pelo qual os conceitos biológicos podem ser transferidos para produtos é apresentado. 2. Metodologia do Biomimetismo e os princípios da Vida: este módulo proporciona uma compreensão de um conjunto de princípios e apresenta as ferramentas disponíveis para usar esses princípios na prática. Serão analisadas e discutidas aplicações concretas de Biomimetismo em áreas diversas (energia, materiais, design industrial, etc). 3. Biomimetismo e engenharia: técnicas de brainstorming, como integrar Biomimetismo na concepção de produtos e processos, como falar de Biomimetismo com Engenheiros, o processo de concepção básico em Engenharia, como os engenheiros resolvem problemas.
Metodologia de avaliação
O programa combina aulas estruturantes formais com actividades que pressupõem uma participação activa dos alunos: - análise e discussão de seminários por especialistas (15%), - apresentações de case studies de Biomimetismo (20%), - trabalhos de campo (15%), - trabalho de grupo num projecto específico (50%), Os grupos de projecto serão interdisciplinares e adoptar-se-á uma pedagogia de concepção (de produtos, processos e estratégias) centrada na reflexão, criatividade e integração de conhecimento de diferentes áreas.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas), Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação), Cidadania Global (Ética e Deontologia profissional, tolerância e compreensão intercultural) e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) na realização das apresentações e relatórios dos seminários por especialistas, dos case studies, dos trabalhos de campo e do projecto específico. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
não se aplica
Componente de Programação e Computação
não se aplica
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.