Disciplina Curricular

Materiais e Economia Circular MECir

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021

Contextos

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Objectivos

Sensibilizar os alunos para a sustentabilidade do uso de matérias-primas, materiais, e do ambiente. No contexto sócio-económico e legal de evolução para a economia circular os alunos aprendem a: identificar, caracterizar e classificar os resíduos, componentes e materiais; conhecer os princípios físicos/químicos e biológicos associados à recolha, ao armazenamento e à seleção das operações unitárias e processos de transformação; elaborar fluxogramas de processos de reciclagem material e/ou energético; estabelecer os balanços mássicos e energéticos; analisar de uma forma integrada as questões tecnológicas associadas à intensificação da reciclagem e obtenção de matérias primas secundárias. A UC visa ainda desenvolver nos alunos métodos de trabalho em equipa, divisão de tarefas, pesquisa e organização de informação, contato com stakeholders, cumprimento de objetivos e prazos e, comunicação eficaz, através do desenvolvimento de um caso de estudo.

Programa

Materiais: Classes dos materiais (metais, cerâmicos, vidros, polímeros e compósitos) Propriedades típicas de cada uma das classes de materiais: exemplos. Propriedades físicas (eléctricas, magnéticas, ópticas) e mecânicas; outras propriedades. A necessidade de materiais: Matérias-primas das várias classes de materiais. Matérias primas críticas. Economia circular. Definição, origem, classificação e métodos de caracterização de diferentes tipos de recursos. Gestão de recursos. Estratégias e enquadramento legal. Valorização material e/ou energética e obtenção de matérias primas secundárias: operações unitárias de separação, fragmentação e homogeneização, processos de transformação química e biológica. Exemplos.

Metodologia de avaliação

Exame (50%) +Trabalho em grupo (max. 3 alunos) (50%). -Trabalho: o grupo desenvolve um caso de estudo de reciclagem, incluindo pesquisa bibliográfica, visitas técnicas e contatos com agentes externos, elaboram uma pequena monografia de síntese incluindo a sua visão critica e/ou proposta alternativa ao existente no mercado (max 25 pág.)(40%). Apresentação oral, durante 15 min seguida de breve período de comentários ou questões (10%) ou Exame final teórico - 2 horas (50%) + Trabalho em grupo

Componente de Competências Transversais

As tarefas autónomas deverão desenvolver as seguintes competências: trabalho em equipa, autodisciplina (prazo limitado para entrega e sessões de dúvidas limitadas), capacidade para localizar e aceder a informação (os dados para resolução de exemplos serão em parte obtidos pelos alunos de fontes de acesso geral. As aulas teórico-práticas serão em parte dedicadas a orientação para resolução das tarefas, exigindo dos alunos autodisciplina para preparação antecipada de questões. As competências transversais contribuem com 1.0 ECTS para a Avaliação.

Componente Laboratorial

Sem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

As tarefas autónomas incluem exemplos de resolução com recurso a folhas de cálculo (p.ex., Excel). Competência de Abstração com 0,5 ECTS.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre