Dissertação

Aerodynamic Optimisation Of A Constrained Aerofoil’s Shape Coupled With An Optimisation Of Its Inner Structural Topology EVALUATED

O objetivo geral da tese consiste no acoplamento dos processos de otimização aerodinâmica e estrutural recorrendo a diferentes programas de código aberto, SU2 e Calculix, capazes de fornecer simulações robustas e eficientes nestes dois campos. A geometria usada para testar o código aberto é o perfil alar RAE 2822, caso de referência 2D para regimes aerodinâmicos viscosos transónicos, com um caixão de torção a restringir a sua forma no processo de otimização. A resistência aerodinâmica foi inicialmente minimizada para duas configurações diferentes, M = 0.729 at alpha = 2.31º e M = 0.730 at alpha = 2.79º para uma sustentação constante usando o método Free-Form Deformation. Posteriormente é utilizado uma otimização topológica "Bi-directional Evolutionary" de forma a otimizar no ambiente Calculix a estrutura interna do perfil alar previamente otimizado. De modo a aplicar o carregamento obtido na otimização aerodinâmica à estrutura para a otimizar topologicamente, foi desenvolvido um processo de transferência de carregamentos aerodinâmicos. A seguir, uma estratégia de acoplamento sequencial foi aplicada, pois a otimização aerodinâmica representou uma melhoria na distribuição geral de pressão, a qual consequentemente representou uma diminuição em duas ordens de magnitude do estado de tensão e os deslocamentos finais. Em conclusão, o acoplamento sequencial provou ser benéfico, pois a melhoria aerodinâmica permitiu que o estrutura interna se redistribuísse de forma mais eficiente, reduzindo o seu volume interno para 25% do inicial, ao mesmo tempo que proporciona uma estrutura robusta e segura.
Aerodynamic Optimisation, CFD, RAE 2822, Topology Optimisation, Calculix, SU2

janeiro 14, 2021, 19:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado